A relação professor-aluno, em sala de aula, ou mesmo no espaço escolar, fora da sala de aula, é pautada pela conduta, pelo comportamento, os quais refletem princípios, valores, sentimentos, maneiras de ver o mundo.
É inegável que há nessa relação não somente o que se costumou chamar de choque de gerações, mas também a bagagem que ambos trazem, de origem social e familiar.
A compreensão que o professor tem dessa ‘distância’ é fundamental para que a sua conduta e o seu comportamento despertem no aluno a vontade de imitá-lo. Portanto, os valores éticos do bem, da verdade, da justiça, da amorosidade, do equilíbrio apontam para que, pelo exemplo, os alunos procurem pautar a sua vida tendo na rotina a imagem do professor, a sua maneira de se relacionar com os outros, a sua visão do bem, do belo, das virtudes humanas que ajudam a construir uma sociedade humanizada, fraterna, justa.
Diante disso, vale a pena dedicar alguns minutos para refletir sobre o que diz esse volume sobre ética e moral na relação entre professor e aluno.
Содержание
CENÁRIO
Você sabia?
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Aprendizagem humana
Ética e Moral
Teoria e prática na ação docente: a ética em movimento
Princípios éticos, estéticos e políticos
CANAL DO EDUCADOR
GLOSSÁRIO EDUCATIVO
REFERÊNCIAS CONSULTADAS
INDICAÇÕES DE LEITURA
CONHEÇA OUTROS TÍTULOS DESTA COLEÇÃO
Об авторе
Gabrielly Kauanna de Jesus Ferreira
Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora da Educação Infantil e das primeiras séries do Ensino Fundamental.
Peri Mesquida
Professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR.