Sob a rigorosa organização e leitura de Ricardo de Souza temos, agora, um livro que reúne alguns dos textos e traduções de Marco Lucchesi em perfeito diálogo conceitual com a matemática. Para cada parte Ricardo de Souza, por meio das nervuras do não verbal, criou ilustrações exclusivas para esta obra. Destinado ao público contemporâneo, principalmente estudantes e professores, o devir de Lucchesi nos remete ao passado, às origens, à complexidade de nossa espécie.
Об авторе
Ricardo de Souza é mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), licenciado em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Tecnólogo pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP). Atuou na Educação Básica no ensino público e privado como professor de Matemática por mais de 20 anos. Atualmente exerce a função de Formador de Professores e Coordenadores da Diretora de Educação do Campo Limpo/ São Paulo. Lecionou no Ensino Superior em cursos de Pedagogia por uma década. Dedica-se aos estudos independentes que englobam História da Ciência, Educação Matemática, Políticas Públicas em Educação, Arte e Literatura, assim como à ampliação de seu repertório narrativo com a prática da ilustração e das artes digitais.
Marco Lucchesi nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1963, e atualmente preside a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ocupa a cadeira de no.15. Escritor, poeta, ensaísta, professor e tradutor, graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense, obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, na Alemanha. Transita por mais de vinte línguas. É autor, entre outros, dos romances O bibliotecário do imperador e O Dom do Crime. Domínios da Insônia reúne, em grande parte, seu legado poético. Como tradutor, verteu para o português obras dos italianos Primo Levi e Umberto Eco, do persa Rûmî, do russo Khlebnikov, do tcheco Rainer Maria Rilke e do paquistanês Mohammed Iqbãl. Professor titular de Literatura Comparada da UFRJ. Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Tibiscus e Aurel Vlaicu da Romênia. Palestrou em diversas universidades ao redor do mundo. Seus livros já foram traduzidos para mais de dez idiomas.