Este livro é um relato dos pensamentos de Sêneca, um dos maiores filósofos estoicos da história. É um breve ensaio que nos guia a uma reflexão sobre o nosso tempo de vida e o que fazemos com ele. Por meio de cartas enviadas a Paulino, um funcionário responsável pelo abastecimento de cereais do Império Romano, o autor aborda uma questão fundamental para o ser humano: viver uma vida saudável e feliz.
O livro foi escrito em 49 d.C. e continua atual, pois seu texto aborda um grande anseio da humanidade, que é ter uma vida feliz e sentir completude. O autor faz críticas ao materialismo exacerbado e ao estado de preguiça. Em seus relatos mostra quanto tempo as pessoas perdem correndo atrás do dinheiro e do poder, sem perceber suas insatisfações, o que as leva a sempre querer mais.
‘Sobre a brevidade da vida’ é um livro que conduz o leitor a contemplar o que ele faz com a sua existência e com o tempo que lhe é disponibilizado. É sobre o viver intensamente através das realizações, não desperdiçando o tempo com coisas insignificantes.
Об авторе
Nascido em uma família nobre na Espanha, em Córdoba, no ano 4 a.C., Lúcio Aneu Sêneca tornou-se um dos mais relevantes pensadores da época. Sua formação era múltipla: filosofia e direito. Foi escritor e político romano. Iniciou seus estudos em Roma, sendo influenciado por mestres ilustres que o incentivaram às ideias estoicas, cujo objeto de estudo era a busca pela felicidade, isto é, o indivíduo deveria agir bem para viver bem em estado de tranquilidade plena.
Foi defensor do humanismo, avesso a qualquer tipo de escravidão e de cerceamento da liberdade do homem. Defendia a ética e a igualdade de direitos a todos, indiscriminadamente.