A partir de uma série de palestras apresentadas em 1928 a jovens universitárias sobre o tema ‘As mulheres e a ficção’, Virginia Woolf (1882-1941) desenvolve as reflexões que dariam origem a Um quarto só seu, livro publicado no ano seguinte. No ensaio, considerado um dos textos mais influentes do século XX, a escritora faz uma fina análise das condições sociais das mulheres na história e de todas as limitações impostas a elas, fatos que explicam a pouca representatividade feminina no universo intelectual ao longo dos séculos.
Diante da constatação, Virginia Woolf pensa as estratégias para as mulheres driblarem o ambiente literário dominado pelo patriarcado. Uma de suas conclusões se tornou célebre: ‘uma mulher precisa ter dinheiro e um quarto só seu se quiser escrever ficção.’
Quatro grandes romancistas inglesas citadas por seus êxitos nesse texto – Jane Austen, as irmãs Charlotte e Emily Brontë, além de George Eliot (pseudônimo de Mary Ann Evans) – foram tema de outros ensaios específicos, originalmente publicados em O leitor comum, e também reunidos nessa edição.
Depois de quase um século, a obra de Virginia Woolf continua alimentando os debates feministas e de gênero com inabalável vigor.
Об авторе
Virginia Woolf nasceu em 25 de janeiro de 1882 em Londres. Seu pai, Leslie Stephen, foi um famoso escritor e crítico literário e, na infância, Virginia conviveu com alguns dos intelectuais, pintores e escritores mais renomados do Reino Unido. Sem nunca ter frequentado uma escola, foi educada em casa, pelos pais. Em maio de 1895, após a morte da mãe, Virginia teve a primeira manifestação do transtorno mental do qual sofreria pelo resto da vida. Virginia começou a escrever críticas literárias e ensaios para jornais em 1904, a princípio de forma anônima. Em 1913, ela publicou seu primeiro romance, The Voyage Out. Em 1917, ela e Leonard Woolf fundaram a editora Hogarth Press, que seria responsável pela publicação de escritores modernistas como T. S. Eliot e Gertrude Stein. Nos anos 1920, Virginia lançou pela Hogarth uma sequência de romances que consolidaram sua reputação, entre eles Mrs. Dalloway (1925), To the Lighthouse (1927), Orlando: A Biography (1928) e The Waves (1931). Virginia Woolf fez parte do movimento sufragista e defendeu a educação formal das mulheres, da qual ela própria não se beneficiou. Seu ensaio feminista Um quarto só seu, publicado em 1929, foi baseado em palestras que ela apresentou para alunas das faculdades Newnham e Girton, que estavam entre as poucas da Inglaterra que aceitavam alunas mulheres nos anos 1920. Em 1941, em meio aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, Virginia Woolf se suicidou atirando-se no rio Ouse.