Este livro de entrevistas nasceu, na verdade, pelas mãos do saudoso Aniello Angelo Avella. Eis a razão, justíssima, pela qual o livro é dedicado a ele. Deveria ter sido publicado em 2014. Mas a partida dele, entre outros motivos, somente agora tornou possível a publicação de um conjunto parcial das entrevistas de Marco Lucchesi. As organizadoras mantiveram o título, e, de certa forma, a delicada e talentosa indicação de entrevistas que Aniello havia traçado para o livro. Nessa medida, cabe esclarecer que houve uma reelaboração da obra. Observe-se que houve escolhas. Não somente de Aniello. Mas das organizadoras. Espera-se que esta obra, há muito tempo ansiada, seja uma contribuição significativa para os leitores do vasto conjunto de obras de Marco Lucchesi. E, também, para aqueles (e não são poucos) que estudam suas obras. Estudantes, professores, pesquisadores e outros.
Om författaren
Ana Maria Haddad Baptista: Mestrado e doutoramento em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Pós doutoramento em História da Ciência pela Universidade de Lisboa e pela PUC/SP onde se aposentou. Líder do grupo de pesquisa, Educação, tempo-memória e linguagens, vinculado ao CNPq. Integrante do núcleo de pesquisa internacional Entre Séculos. Pesquisadora e professora na Universidade Nove de Julho nos programas e pós-graduação stricto sensu em Educação. Colunista mensal da Revista Humanitas. Autora e organizadora de diversos livros e ensaios publicados no Brasil e no exterior.
Montserrat Villar González: Espanhola, Licenciada en Filología hispánica y Filología portuguesa. Professora por vocacão, poeta e tradutora por devoção, ensaísta. Coordenadora de atividades culturais e solidárias porque crê em um mundo de todos para todos. Escreve poesia desde os 12 anos porque necessita comunicar-se com o universo que habita e compartilhar sua verdade. Atualmente tem publicado 8 libros de poesia. Destaque-se os últimos: Sumergir el sueño/ Sulagar o soño (Lastura, 2019); Somos rama/Amar somos, Ejemplar Único (2020) y Poemas escolhidos, antologia publicada en Brasil (Ed. Patuá, 2020).
Márcia Fusaro: Pós-doutoramento em Artes (UNESP); Doutora em Comunicação e Semiótica (PUC-SP); Mestra em História da Ciência (PUC-SP); Especialista em Língua, Literatura e Semiótica (USJT). Professora e pesquisadora das licenciaturas e da pós-graduação Stricto Sensu em Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE) da Universidade Nove de Julho. Líder de Pesquisa do Grupo Artes Tecnológicas Aplicadas à Educação (CNPq-UNINOVE). Membro do grupo de pesquisa Performatividades e Pedagogias (CNPq/UNESP). Ensaísta, autora de diversas publicações e pesquisadora das interfaces epistemológicas entre Educação, Arte, Ciência e Comunicação.
Júlia Maria Hummes: Possui mestrado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta da Fundação Municipal de Artes de Montenegro e Diretora Executiva da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente com os seguintes temas: piano, teoria da música, apreciação musical e produção artística. É autora dos Referenciais Curriculares de Música do Rio Grande do Sul. Membro da ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). É Editora-Chefe da Revista da FUNDARTE. Atualmente também participa como Delegada no Colegiado Setorial de Música do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa da FUNDARTE.
Márcia Pessoa Dal Bello: Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestrado em Educação, pela Universidade do Vale dos Sinos-UNISINOS-RS, Especialização em Psicopedagogia e Interdisciplinaridade, pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA-RS, Graduação em Pedagogia Habilitação: Supervisão Escolar, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. Coordenadora de Ensino e do Grupo de Pesquisa da Fundação Municipal de Artes de Montenegro-FUNDARTE-RS. Possui experiência na área de Arte e Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e educação, aprendizagem musical, saberes pedagógicos, Pedagogia Do teatro. Psicanalista.