Em O Inconsciente teatral, Quinet esclarece vários conceitos psicanalíticos através da profícua homologia entre psicanálise e teatro, inaugurada por Freud. Traz para as artes cênicas importantes aportes da psicanálise sobre o ser falante como um ser-para-o-teatro. A psicanálise está implicada pelo teatro com os conceitos de catarse, cena, ato, atuação (histérica), sonho como encenação do desejo, presença do Real, etc., e o teatro nos faz apreender o dar-a-ver da pulsão escópica e o objeto olhar e o dar-a-ouvir da pulsão invocante e o objeto voz. Este é o lugar da poesia viva de lalíngua colocando em cena o Inconsciente musical e o Corpoema que fazem do ser humano um ser para quem nada é natural a não ser a arte.
Abordando o teatro a partir dos discursos como laços sociais em Lacan, mostra como este traz para a psicanálise um entendimento do uso dos ’semblantes’ a partir do uso da máscara no teatro grego e do conceito de distanciamento ou estranhamento de Bertolt Brecht.
Com a tese ’o Inconsciente é estruturado como um teatro’, Quinet mostra o teatro e a psicanálise como práticas, com objetivos distintos, que tratam o real através do simbólico utilizando-se do imaginário tendo ambas por fundamento o Inconsciente. Como psicanalista e homem de teatro, Quinet mostra como uma esclarece a outra a partir da abordagem borromeana das três dimensões do espaço psíquico: o Simbólico do texto, o Imaginário do espetáculo e o Real pulsional da presença do gozo em cena.
Quinet aborda também a importância política e clínica do teatro como uma modalidade de transmissão da psicanálise, trazendo-nos os aportes conceituais de suas peças já encenadas junto com os efeitos e comentários de espectadores qualificados: psicanalistas e pessoas do mundo teatral. Os conceitos da psicanálise tomam vida em exemplos coloridos e contundentes a partir dessa heresia de um analista lacaniano entrar na cena teatral. Héresie, RSI.
Om författaren
Antonio Quinet é psicanalista, doutor em filosofia (Université Paris VIII), membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, professor adjunto do programa de pós-graduação em Psicanálise, Saúde e Sociedade da Universidade Veiga de Almeida, diretor da Cia. Inconsciente em Cena, autor de vários livros publicados de psicanálise e de peças encenadas no Brasil e no exterior.