Grande Prêmio RTL de Quadrinhos (2016)
Os traços de Pierre-Henry Gomont nos levam ao Portugal da década de 1930. A capital Lisboa vivencia a ascensão da ditadura salazarista, no verão de julho de 1938. Em uma cidade que sofre com uma enorme onda de calor, Pereira é um jornalista idoso, viúvo, obeso, com o coração partido e atormentado. Por mais de três décadas, Pereira escreve, todos os dias, a página de cultura de um jornal conservador. No meio de uma vida sonolenta, conhece um certo Francisco Monteiro Rossi. De forma inesperada, Pereira o contrata.
O jovem freelancer, em vez de escrever o obituário da forma que Pereira tinha ordenado, tece elogios, tão eloquentes quanto inéditos, a Lorca ou Maiakovski, conhecidos inimigos do regime fascista. Mais inesperadamente ainda, Pereira não demite o perigoso colaborador. Pouco a pouco, vai tornando-se amigo dele. Também se aproxima de sua misteriosa e bela companheira, que se revela uma fervorosa combatente revolucionária a serviço dos republicanos espanhóis.
Afirma Pereira é uma obra emblemática de resistência ao totalitarismo e à censura. É quando um homem decide lutar com a caneta em punho!
’Afirma Pereira é um romance existencial decididamente otimista.’
Antonio Tabucchi
_________________________________________________________________________________________
’Tudo funciona maravilhosamente nesta HQ!’
Le Monde
’Uma HQ que é uma paixão!’
France Inter
’O olhar do leitor perde-se nas pranchetas fabulosas que nos mostram o clima abafado daquele Portugal dos anos 1930.’
Om författaren
Antonio Tabucchi
Nascido em Pisa, em 1943, Antonio Tabucchi é um reconhecido escritor italiano. Entre romances e contos, escreveu cerca de vinte livros, que foram traduzidos em todo o mundo e receberam vários prêmios internacionais. Filólogo e tradutor italiano do poeta português Fernando Pessoa, foi professor titular na Universidade de Siena e professor visitante no Bard College (Nova York) e no Collège de France (Paris). Escreveu para diversos jornais e revistas, como Le Monde, Corriere della Sera, El País e La Nouvelle Revue française. Alguns dos seus livros foram adaptados para o teatro e o cinema. Afirma Pereira ganhou as telonas em 1996, em filme dirigido por Roberto Faenza. Tabucchi nos deixou em 2012, aos 68 anos.
Pierre-Henry Gomont
O francês Pierre-Henry Gomont nasceu em 1978 e exerceu diversas profissões antes de se tornar sociólogo e quadrinista. Atualmente, vive e trabalha em Bruxelas, na Bélgica. Em 2010, participou de produções coletivas da famosa editora de HQs Manolosanctis. Em 2011, publicou sua primeira HQ, Kirkenes, com roteiro de Jonathan Châtel. Aproveitou o embalo e, no mesmo ano, lançou Catalyse. Nos anos seguintes, produziu livros como Crématorium, Rouge Karma e Les nuits de saturn. Em 2016, adaptou para os quadrinhos o romance Afirma Pereira, do italiano Antonio Tabucchi, pelo qual venceu o Grande Prêmio RTL de Quadrinhos em 2016, na França. Em 2018 publicou Malaterre, vencedor daquele mesmo prêmio em edição de 2018.