Astrojildo Pereira 
Machado de Assis [EPUB ebook] 
Ensaios e apontamentos avulsos

Stöd

Machado de Assis: ensaios e apontamentos avulsos, lançado pela primeira vez em 1959, é um dos trabalhos mais importantes e conhecidos de Astrojildo Pereira. O autor traz uma detalhada análise sobre a vida e obra de um dos maiores nomes da literatura brasileira, revelando um escritor perspicaz, crítico atento e sensível e um romancista com forte sentido político e social.

No ano do centenário de fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), a Boitempo e a Fundação Astrojildo Pereira relançam essa importante obra com a inclusão de alguns textos, atualização gramatical e uma padronização editorial. Os textos introdutórios das edições passadas foram suprimidos e novos foram incorporados, havendo uma exceção no caso do escrito de José Paulo Netto. Quase 30 anos depois da redação de ’Astrojildo: política e cultura’, Paulo Netto retomou o seu texto e preparou uma nova versão que abre a presente edição como seu prefácio. O historiador Luccas Eduardo Maldonado assina a orelha. As ilustrações de Claudio de Oliveira utilizadas na terceira edição foram mantidas na atual.

Alguns anexos foram incorporados como a crônica ’A última visita’ de Euclides da Cunha (1866-1909), na qual relata a visita de Astrojildo ao leito de morte de Machado de Assis. Outro incremento foi ’Machado de Assis é nosso, é do povo’ de Astrojildo, publicado em novembro de 1938 na ocasião dos 30 anos do falecimento do Bruxo do Cosme Velho. O texto apareceu originalmente na Revista Proletária, periódico vinculado ao PCB que tinha uma circulação extremamente restrita devido à ditadura do Estado Novo. Um artigo do militante comunista Rui Facó (1913-1963), intitulado ’Em memória de Machado de Assis’, foi anexado. Esse texto apareceu originalmente em 27 de setembro de 1958 no Voz Operária, jornal oficial do comitê central do PCB, e fazia uma homenagem ao fundador da ABL no cinquentenário de sua morte. Por fim, inclui-se também uma resenha de Machado de Assis de Astrojildo escrita por Otto Maria Carpeaux, intitulada ’Tradição e Revolução’.

€6.99
Betalningsmetoder

Om författaren

Astrojildo Pereira Duarte Silva (1890-1965) nasceu no estado do Rio de Janeiro. Cultivou desde a juventude interesse pela literatura e especialmente por Machado de Assis. Em 1911 fez uma viagem à Europa Ocidental, onde travou contato com os ideais anarquistas. Entre 1919 e 1921 afastou-se do anarquismo e aproximou-se dos ideais comunistas. Organizou e viabilizou a realização do congresso de fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB) em março de 1922. Começou a ter sua liderança questionada em 1929, sendo expulso do partido no ano seguinte. Com a legalização do Partido Comunista em maio de 1945, Astrojildo solicitou o seu retorno à legenda. Foi preso em outubro de 1964, cerca de seis meses após o golpe militar. Permaneceu encarcerado até janeiro de 1965, período em que sua saúde debilitou-se profundamente. Faleceu aos 75 anos. Publicou cinco obras ao longo da vida, URSS Itália Brasil (1935), Interpretações (1944), Machado de Assis (1959), Formação do PCB (1962) e Crítica impura (1963).

Köp den här e-boken och få 1 till GRATIS!
Språk Portugisiska ● Formatera EPUB ● Sidor 280 ● ISBN 9786557171455 ● Filstorlek 2.4 MB ● Utgivare Boitempo Editorial ● Stad São Paulo ● Land BR ● Publicerad 2022 ● Utgåva 1 ● Nedladdningsbara 24 månader ● Valuta EUR ● ID 8951040 ● Kopieringsskydd Social DRM

Fler e-böcker från samma författare (r) / Redaktör

5 860 E-böcker i denna kategori