O portal Literatura Br já se consagrou como um espaço que dá voz àqueles que buscam na internet um espaço para se fazerem ouvir. Não é à toa que o slogan do site seja ’Aqui o quixote tem vez’.
Foi partindo dessa premissa que surgiu a ideia para esta antologia, que é, antes de tudo, uma provocação – no melhor sentido da palavra. Reunidos aqui, estão contos de escritores inéditos e já publicados por editoras independentes ou ainda não publicados. O que os une é a capacidade de fazer do texto uma tentação, de suscitar ideias e fazer nascer no leitor o desejo para uma boa conversa ou reflexão. Ou ainda, simplesmente, seduzir, para que a página seguinte seja virada e o próximo conto se revele, atraindo o leitor para a prazerosa armadilha que é poder beber da fonte de autores com uma verve ágil e uma sagacidade para criar histórias a um só tempo prazerosas e carregadas de força.
A Antologia de contos Literatura Br mostra, no papel, a vocação já demonstrada na internet para a pluralidade de vozes, potencializados numa mescla de gêneros e estilos que é também um convite ao leitor para a descoberta e para a boa leitura. Aqui temos, seguramente, uma leva interessante de tudo isso.
SOBRE OS ORGANIZADORES
Marco Severo é professor formado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Tem contos publicados no exterior e no Brasil. Publica mensalmente em sites de literatura e lançará um livro de contos em 2016.
Nathan Matos é editor, criador do Literatura Br. Um dos fundadores da Editora Substânsia. É um dos editores da Editora Moinhos. Já realizou projetos literários como a Revista Substânsia e o Fortaleza XXI.
Om författaren
Fabiane Guimarães nasceu no interior de Goiás, mora em Brasília e tem 24 anos. Formou-se em jornalismo pela Universidade de Brasília e atualmente trabalha no jornal Metro. Tem vários contos publicados em antologias e revistas especializadas e uma de suas histórias foi traduzida para o site Contemporary Brazilian Short Stories. Ela procura editoras para a publicação de seu primeiro romance, ’A tristeza dos outros’, e é autora do romance de folhetim ’Pequenas esposas’, publicado semanalmente pela Revista Az Mina (azmina.com.br)
Franck Santos é um homem comum, ilhado em São Luís, cidade esta que tem mar, porto, muitas histórias, sol e céu azul o ano inteiro, mas prefere dias nublados e chuvosos, uma casa no campo, vinho e blues. Publicou os livros ’Fogo Fátuo’ (2011, produção do autor), ’ Quando o azul não desbotava’ (2014, Editora Penalux), ambos de prosa poética. Em 2015, ’Poemas para dias de chuva’ (Ediora Patuá). Tem poemas em algumas revistas literárias como Literatura BR, Mallamargens, Plático Bolha, etc.
Geórgia Cavalcante Carvalho nasceu em Fortaleza/CE. É graduada em Letras Português e Inglês (UFC), especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Stella Maris atualmente cursa o mestrado em Estudos da Tradução. Participou da IV Coletânea de Contos SESC e tem contos publicados na Revista Pechisbeque. É tradutora, professora de literaturas de língua inglesa e gosta de fotografar bonitezas esquecidas por aí.
Maik Wanderson é contista, insone e faminto, descrente de quase tudo. Nascido em Limoeiro do Norte-CE, sobrevive atualmente em Fortaleza, onde dissemina mau humor e cinismo. Tem dois livros físicos publicados até agora: o dia de viver e Não cubram as vergonhas, além de alguns e-books circulando gratuitamente pelas paragens da internet.
Mikaelly Andrade (1990), é autora do projeto que divulga e incentiva a leitura de escritoras nacionais, o #Leia Mais Mulheres. É também idealizadora e mediadora do clube de leitura: Escritoras Cearenses. Atualmente peleja para finalizar seu primeiro livro e quando sobra tempo publica no blog.
Paulo Henrique Passos é graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Ficou entre os destaques no XVII Prêmio Estadual Ideal Clube de Literatura, de 2015, em que publicou o conto Sindicato dos deuses. Publicou, em 2015, pela Editora Substânsia, o livro de contos Sindicato dos deuses.
Raisa Christina (1987) é artista visual e escritora. É autora do livro de autoficção ’mensagens enviadas enquanto você estava desconectado’, publicado pela Editora Substânsia em 2014.
Saraiva Júnior (Senador Pompeu/Ceará) é escritor e Auditor Fiscal do Trabalho. Nasceu em 1955, bacharelou-se em Direito e exerceu a profissão de advogado dos trabalhadores em diversos sindicatos na região do Sertão Central do Ceará. Vive atualmente em Fortaleza, onde colabora periodicamente com os jornais locais. É autor dos livros ’Temporal e Outros Contos’ (2002), ’Senador Pompeu em Crônicas’ (2004), ’Devotos, Loucos e Peregrinos’ (2005), ’Olhar dos Humilhados’ (2012) e ’Mozart – Uma Trajetória
Thiago Oliveira Martins Costa Luz é brasiliense, nascido em 17/01/1983, filho de uma piauiense em um gaúcho. Formou-se em letras português pela Un B em 2008 e pós graduouse em administração e marketing pela ESAB em 2015.