Romance sólido e cativante, Pequeno país vendeu mais de 1 milhão de exemplares na França e foi traduzido para quarenta idiomas
O ’pequeno país’ é o Burundi, na região central da África, onde nasceram Faye e seu personagem (e narrador), Gaby, um garoto de 10 anos. Gaby é filho de um casal de classe média morador de Bujumbura, sendo a mãe negra e nascida em Ruanda e o pai, branco e francês.
Pequeno país é ambientado em 1993, no momento da eclosão de uma guerra civil entre os tútsis e os hútus. O texto evoca uma infância idílica que aos poucos vai se transformando numa sequência de situações desafiadoras. Além dos perigos e tragédias do ambiente de confronto armado, Gaby se vê diante da corrosão da própria família. Ao mesmo tempo, o personagem vive, na companhia de um grupo de amigos, as delícias de uma infância passada em contato com uma natureza exuberante à beira do imenso lago Tanganica. Eles brincam de patrulhar as ruas do bairro em que moram, até que a guerra os leva para atividades mais perigosas.
Om författaren
Gaël Faye é rapper e escritor. Nasceu em Bujumbura, em 1982, filho de mãe ruandesa e pai francês. Escreveu seu primeiro poema aos 13 anos. No mesmo ano, mudou-se para a França, fugindo da guerra civil, para ir viver com a mãe. Até hoje Faye vive entre Versalhes, na região de Paris, e Kigali, a capital do Burundi.
Gaël Faye é casado e tem três filhos. Formado em economia, trabalhou durante alguns anos na City, distrito financeiro de Londres, emprego que abandonou para se dedicar à música. Antes do livro, o título ’Pequeno país’ foi de uma canção presente num dos cinco álbuns que lançou entre 2013 e 2022. Depois do romance, Faye publicou, em 2020, o livro infanto-juvenil em versos O tédio das tardes sem fim. Pequeno país foi traduzido para cerca de 40 idiomas, entre eles o kirundi, língua oficial de Ruanda.