Para Paulo, a presença do espírito como experiência e realidade viva é uma questão fundamental para a vida cristã, do início ao fim.
O segredo do sucesso dos primeiros crentes na cultura em que estavam inseridos estava nas ’boas-novas’ centradas na vida, na morte e na ressurreição de Jesus assim como na experiência com o Espírito, que fez da obra de Cristo uma realidade poderosa naquelas vidas. Para que a igreja seja eficaz em nosso mundo pós-moderno, precisamos procurar restabelecer a perspectiva de Paulo: o Espírito como a volta da presença pessoal do próprio Deus entre nós, experiencial e capacitadora, que nos dá condições de viver como povo radicalmente escatológico no mundo atual, enquanto esperamos a consumação.
Om författaren
(Ph D, University of Southern California) é professor emérito de Estudos do Novo Testamento na Regent College, em Vancouver, no Canadá, disciplina que também lecionou na Wheaton College e no Gordon-Conwell Theological Seminary. Fee é um dos organizadores da série de comentários New International Commentary on the New Testament e autor de várias obras, entre elas Entendes o que lês?, Manual de exegese bíblica e Paulo, o Espírito e o povo de Deus, publicados por Vida Nova.