Um guia psicoeducacional essencial para pais, professores e demais profissionais da educação e da saúde mental infantil.
Com frequência encontramos crianças que desafiam e se opõem à autoridade de adultos: são agressivas, discutem, não aceitam regras e, geralmente, apresentam um desempenho ruim na escola. É preciso ter muita atenção a esses casos constantes de desobediência, pois eles podem ser mais do que uma fase e se tratar dos transtornos comportamentais que mais atingem crianças e adolescentes: o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e o transtorno desafiador opositivo.
Em O reizinho hiperativo o psiquiatra Dr. Gustavo Teixeira aborda de forma conjunta duas das principais condições comportamentais que acometem crianças e adolescentes no mundo inteiro. São também duas patologias do comportamento infantil frequentemente comórbidas, isto é, que aparecem juntas no mesmo indivíduo, provocando muito sofrimento para os portadores e para as suas famílias. Os prejuízos acadêmicos e sociais são intensos, e tanto as famílias quanto os profissionais da educação se sentem perdidos e incapazes de oferecer ajuda ou apoio especializado aos filhos e alunos.
O Dr. Gustavo Teixeira traz em O reizinho hiperativo informações e orientações sobre esses dois transtornos comportamentais responsáveis por significativos prejuízos na vida de seus portadores e familiares, além de oferecer dicas práticas no tratamento dessas condições e na prevenção ao bullying e ao uso de drogas, muitas vezes relacionados a esses transtornos.
Om författaren
O Dr. Gustavo Teixeira é psiquiquiatra. Estudou nos Estados Unidos, graduou-se pela South High School em Denver, Colorado, e é mestre em educação pela Framingham State University. É cofundador e Diretor Executivo do Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami), membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry e professor do Departamento de Educação Especial da Bridgewater State University. Palestrante internacional em inclusão e educação especial, o autor apresentou dezenas de workshops nos últimos anos em escolas internacionais e países como Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Estados Unidos.
No Brasil, também realiza palestras em universidades e escolas para orientar professores sobre as principais condições comportamentais que afetam crianças e adolescentes no ambiente escolar.