’Lembro-me de ter lido A chave para a teosofia , de Madame Blavatsky. Este livro estimulou em mim o desejo de ler obras sobre o hinduísmo e me fez perder a noção alimentada pelos missionários de que o hinduísmo era repleto de superstições.’ ― Mahatma Gandhi
Clássico da literatura teosófica, A chave para a teosofia explica de forma compreensível os fundamentos da doutrina fundada por H. P. Blavatsky. Organizado em forma de perguntas e respostas, o livro tece uma visão ampla do pensamento esotérico e do estudo comparado das religiões, da filosofia e da ciência. Ao responder às perguntas sobre a teosofia feitas por um não iniciado, Blavatsky fornece ao leitor a chave para a compreensão de alguns dos maiores mistérios da vida humana, como o ciclo de nascimento, morte e renascimento.
Om författaren
H. P. Blavatsky (1831-1891) nasceu em Ekaterinoslav, no antigo Império Russo e atual Ucrânia. Em 1849, se lançou em um período de extensas viagens, nas quais entrou em contato com as tradições místicas do mundo todo, aprofundando assim seus estudos e pesquisas sobre o ocultismo e a espiritualidade. Em 1875, fundou a Sociedade Teosófica e começou a escrever Ísis sem véu, obra na qual registrou as doutrinas que serviriam de base à organização, seguida por A doutrina secreta, A chave para a teosofia e A voz do silêncio. Em 1891, faleceu deixando como legado uma importante obra intelectual de estudos espiritualistas.