Levar uma fechada no trânsito, com direito a xingamento. Alguém se aproximar da pessoa com quem estamos de um jeito insinuante. Estar com fome e ter de terminar um relatório. Fazer uma pergunta e receber uma resposta atravessada. O dia a dia é repleto de gatilhos de uma emoção poderosa: a raiva.
Os sinais de que ela está para tomar conta também são inúmeros: o rosto fica vermelho, começa o suor, dá ’branco’ na mente, o estômago dói, os punhos se cerram.
Por mais variados que possam ser os disparadores da raiva e os sinais de uma explosão, existem basicamente três tipos de resposta:
– Engolir (e, no futuro, lidar com doenças relacionada à emoção acumulada).
– Explodir (e arruinar seus relacionamentos).
– Administrar (para evitar as duas alternativas acima).
Este livro, escrito por consultoras organizacionais especializadas na raiva e em seus impactos, explica como gerenciar essa emoção e só aproveitar o que ela pode oferecer de bom (sim, existe). Para isso, as autoras apresentam técnicas e práticas que aplicam em seus treinamentos em empresas de todo o país.
Com esta obra, o Senac São Paulo contribui para o desenvolvimento socioemocional que faz a diferença positiva não apenas no mercado de trabalho, mas em todos os aspectos da vida.
Innehållsförteckning
NOTA DO EDITOR
AGRADECIMENTOS
NOSSA HISTÓRIA
PARTE I. EMOÇÕES
EMOÇÃO: COMO DEFINIR?
A RAIVA
PARTE II. PERCURSO
ESTAÇÃO 1: PERCEBER
ESTAÇÃO 2: MENSURAR
ESTAÇÃO 3: PRESENCIAR
ESTAÇÃO 4: RESSIGNIFICAR
ESTAÇÃO 5: PREVENIR E SUSTENTAR
CHEGADA
ANEXO 1 – A PESQUISA
ANEXO 2 – FILMES QUE ABORDAM O TEMA DAS EMOÇÕES COM ÊNFASE NA RAIVA
REFERÊNCIAS
ÍNDICE GERAL
Om författaren
Isabel Stepanski é psicóloga com MBA em gestão do conhecimento e inteligência empresarial e pós-graduada
em psicopedagogia, jogos cooperativos e dinâmica de grupos. Possui certificação em coaching ontológico pela Newfield, no Chile, e diploma em coaching em contextos organizacionais pela Universidade de Londres, no México. É especialista em anger management pela National Anger Management Association (Nama) em Nova York. Atua com capacitação e consultoria na área de desenvolvimento humano e é professora da FGV/Brasília e do Ibmec, além de outras instituições.
Maria Eugênia B. Costa tem graduação em filosofia e é educadora com mestrado e doutorado nos Estados Unidos. Possui certificação internacional pela Newfield e é especialista em anger management pela Nama em Nova York. Além de ser coach de executivos, atua como consultora na área de comportamento organizacional com desenvolvimento de equipes, criatividade e desenvolvimento gerencial. É também docente em cursos de pós-graduação.
Patrícia Santos é graduada em marketing com mestrado em engenharia de produção e qualidade. Possui MBA em gestão estratégica de vendas e em marketing digital com ênfase em neuromarketing, além de especialização em administração de empresas. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento, entre eles gestão de criatividade e inovação pelo Disney Institute, nos Estados Unidos. É especialista em anger management pela Nama em Nova York. Atua como palestrante, consultora de empresas e docente em cursos de pós-graduação.