Tomado pela dúvida, Bentinho se torna Dom Casmurro e revela ao leitor todas as pistas de infidelidade de sua amada, Capitu. Mas será mesmo que houve traição? Ou se trata apenas de uma armadilha do ciúme, que imputa ao amor a condição de tirano? Com sutileza e inteligência, Machado de Assis brinca com a natureza humana e cria o maior mistério da literatura nacional.
Om författaren
Joaquim Maria Machado de Assis (21/6/1839-29/9/1908, Rio de Janeiro) foi jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo. Negro, filho de ex-escravos alforriados, foi criado no Morro do
Livramento (RJ). Autodidata, em 1856 tornou-se aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional e depois revisor no Correio Mercantil. A partir de 1869, colaborou com quase todos os periódicos fluminenses por décadas. Com Memórias póstumas de Brás Cubas foi reconhecido como um dos mestres do realismo do séc. XIX. Escreveu nove romances, 600 crônicas, cinco coleções de poemas e sonetos. Parte de seus 200 contos, reunida em coletâneas como Páginas recolhidas, comprova sua genialidade também nesse gênero, fazendo estudiosos afirmarem ter sido ele o primeiro grande escritor do conto latino-americano. Seus livros têm sido traduzidos para vários idiomas, conquistando público e crítica internacionais.