(…) As pessoas têm uma visão muito distorcida da ciência, da religião e da relação entre ambas. Elas imediatamente colocam ciência e fé como antípodas em confronto constante. Minha visão é um pouco mais histórico cultural. Vejo a ciência como uma manifestação do esforço humano em se engajar com o mistério da existência. E a religião é, também, uma manifestação do esforço humano em se engajar com o mistério da existência. De certa forma, tanto uma quanto outra vêm da mesma fonte. Recusar-se a conversar é recusar-se a olhar para um lado da nossa vida, da existência humana, que faz parte de quem nós somos. É uma conversa perfeitamente natural.
Marcelo Gleiser
Dossiê Átrio dos Gentios
Om författaren
O brasileiro Marcelo Gleiser é professor de Filosofia natural, de Física e de Astronomia no Dartmouth College, EUA, onde leciona desde 1991. Graduou-se em Física na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, obteve o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e o doutorado no King’s College da Universidade de Londres, Reino Unido. Realizou pesquisas de pós-doutorado no Fermilab e na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, ambos nos EUA. Publicou mais de 100 artigos científicos e 14 livros traduzidos em mais de 15 línguas. É membro da Sociedade de Física Americana e da Sociedade Internacional para o Estudo da Origem da Vida.
O italiano Gianfranco Ravasi é presidente do ESTAMOS MAIS PERTO DE DEUS? Pontifício Conselho para a Cultura. Nascido em Merate, em 18 de outubro de 1942, é considerado um especialista em Oriente Médio e Islã. Atuou em escavações arqueológicas na Turquia, na Jordânia, na Síria e no Iraque, enquanto trabalhava em seu doutorado no Pontifício Instituto Bíblico. No dia 20 de outubro de 2010 foi anunciada a sua criação como cardeal pelo Papa Bento XVI. Conhecido pelo diálogo com o mundo da arte, da ciência e da cultura, Ravasi costuma utilizar referências variadas em suas falas,
como Santo Agostinho, Isaac Newton, entre outros.