Nesse ano de 2022, o grupo de pesquisa interinstitucional ’Arte e Estética na Educação’ (FURB-UFPel), ao completar cinco anos de fundação, dedica-se ao lançamento de mais um livro. O quarto da coleção que leva o nome do próprio grupo de pesquisa e que se dedica a uma temática em especial, os corpos plurais. O livro é dividido em três partes. A primeira chamada de CORPOS PLURAIS E DIVERSOS: ASPECTOS POLÍTICOS, SOCIAIS E CULTURAIS no qual os textos buscam reflexões e discursos que trazem a luz a singularidade e a pluralidade dos corpos que experienciam sua forma complexa de viver e tornam visíveis esses saberes dos corpos, pois existem muitas formas de viver e de ser. A segunda parte foi nomeada de TENSIONAMENTOS POSSÍVEIS: DIÁLOGOS COM EDUCAÇÃO E ARTE. O conjunto de textos aponta para discursos da arte, do ativismo e da educação, que nos fazem mover contra os discursos hegemônicos. A terceira parte apresenta uma entrevista com Jessé da Cruz. Esse livro é, portanto, um convite ao fortalecimento deste constructo epistêmico de forma robusta e um convite por meio da arte e educação à construção de uma nova sociedade que consiga romper as estruturas rígidas colonizadoras.
Om författaren
MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA
é doutor em Dança pela Universidade de Lisboa. Professor da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Coordenador do NUFOLK, Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel e do projeto Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: Pedagogias Possíveis. Vice-líder do grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação.
CARLA CARVALHO
é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), professora licenciada em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professora do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURB. Líder do Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação. Artista visual.