Este livro é o segundo da coleção organizada por nós três, Ana Lúcia Goulart de Faria, Maria Carmen Silveira Barbosa e Suely Amaral Mello, que faz parte da ’coleção Formação de Professores – série Educação Infantil em Movimento’ da editora Autores Associados, de Campinas-SP. Ele destina-se, assim como o primeiro, Descobrir brincando, a estudiosos/as da pequena infância, professoras/es profissionais que ocupam a função docente em creches e pesquisadores/as das áreas que investigam criança pequena, tais como a psicologia, a medicina, a enfermagem, a sociologia da infância, a antropologia da infância, entre outras. O livro Os bebês entre eles: descobrir, brincar, inventar juntos é um convite da pesquisa acadêmica e científica francesa e italiana a desmontar preconceitos e virar o mundo adultocêntrico de ponta-cabeça para enxergar acriança desde pequenininha como construtora das culturas infantis, contribuindo para a construção da realidade social.
Om författaren
Mira Stambak era diretora do Institut National de Recherches Pédagogiques, Paris (Cresas). Promoveu, dirigiu e continua conduzindo pesquisa sobre trocas e comunicação entre crianças na primeira infância. Fundou e animou desde 1988 o Institut Européen pour le Développement des Potentialités de tous les Enfants (I.E.D.P.E.), que reúne pesquisadores e educadoras no campo da pequena infância de diversos países europeus.
Michèle Barrière era pesquisadora do Cresas.
Laura Bonica era pesquisadora, hoje é professora associada de psicologia do desenvolvimento na Universidade de Turim.
Renée Maisonnet era psicomotricista no Cresas. Hoje está aposentada, mas teve papel fundamental ao dar início à pesquisa sobre trocas entre crianças.
Tullia Musatti, hoje dirigente de pesquisa, em 1983 era pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa de Roma (CNR) no Istituto di Scienze e Tecnologie della Cognizione (ex Istituto di Psicologia), ocupando-se de pesquisa sobre processos cognitivos e de socialização das crianças na primeira infância e de análises e avaliação da educação infantil em creches e pré-
-escolas.
Sylvie Rayna era pesquisadora do Cresas. Hoje é professora na Université de Paris 13, muito ativa na condução e promoção de estudos sobre a psicopedagogia da primeira infância.
Mina Verba era pesquisadora do CNRS no Cresas e também no Laboratoire de Psychologie du Développement CNRS-
-Université de Paris V ’René Descartes’. Hoje está aposentada e é autora de inúmeros estudos sobre interação entre crianças pequenas.