Manual Prático de Disfagia – Diagnóstico e Tratamento certamente preencherá uma lacuna significativa no manuseio dos complexos distúrbios da deglutição. Aspectos diagnósticos e terapêuticos são abordados com ênfase prática à indicação e forma de realização. Composto por 22 capítulos, divididos em quatro seções, é extremamente didático e leva o leitor a entender a disfagia de maneira sequencial, ou seja, a fisiologia normal da deglutição, os problemas que afetam esta normalidade, a forma de diagnosticar as alterações e, finalmente, como tratar adequadamente as alterações encontradas. Ao final de cada capítulo, apresenta uma série de mensagens, cuidadosamente selecionadas pelos autores, para levar ao consultório. Trata-se de uma obra de consulta obrigatória para todos os profissionais que lidam com portadores de disfagia.
Om författaren
Rogério A. Dedivitis – Professor Livre-Docente, Assistente do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; Supervisor do Grupo de Tumores de Laringe e Hipofaringe do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Professor Titular do Departamento de Cirurgia do Centro Universitário Lusíada (UNILUS) – Santos, SP; Professor Responsável pelas Disciplinas de Iniciação Científica e de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).
Patricia P Santoro – Doutorado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Médica Assistente da Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Responsável pelo Ambulatório de Disfagia da Divisão de Clínica; Otorrinolaringológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Lica Arakawa-Sugueno – Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Fonoaudióloga Clínica, Especialista em Voz pelo CFFa Coordenadora do Departamento de Disfagia da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (Gestão 2014-2016).