Esta coletânea contempla os textos de egressos e discentes do Programa de Pós-Graduação em Música do IA-UNESP indicados pelos docentes, em comemoração aos XX anos de implantação do Programa. Os artigos selecionados de 2018 a 2023 não resumem as teses e dissertações dos discentes e egressos, são uma extensão de suas pesquisas. Constam da publicação, além dos textos inéditos, o resumo curricular dos autores, a atividade profissional que desempenham, o impacto de suas pesquisas para a área, além do nome dos docentes que orientaram as teses e dissertações, todas elas alinhadas às linhas de pesquisa que norteiam o PPG.
No intuito de contemplar todos os textos indicados pelos orientadores, foi necessário dividir a produção intelectual dos discentes e egressos em três volumes.
Om författaren
Sonia Regina Albano de Lima — Doutora em Comunicação e Semiótica (Artes) pela PUC-SP; Pós-doutorado em Música pelo IA-UNESP; Bacha¬relado em Direito pela USP; Bacharelado em instrumento (piano) pela Facul¬dade de Música Carlos Gomes. Foi diretora e professora da Escola Municipal de Música de São Paulo e da Faculdade de Música Carlos Gomes. É docente do PPG em Música do IA-UNESP desde 2005. Possui inúmeras publicações de livros e artigos científicos na área de educação musi¬cal, música e interdisciplinaridade. Foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música de 2015 a 2019. É membro de Conselhos Editoriais e Consultivos de Revistas e Coletâneas científicas nacionais e internacionais de música.
Nahim Marun — Mestre pelo The Mannes College of Music de Nova York e Pós-Doutorado pela Université Paris-Sorbonne (Paris-IV), estudou piano com Isabel Mourão e Grant Johannesen, além de Musicologia com Koellreutter, Schachter e Pistone. Marun é professor de piano do Instituto de Artes da UNESP desde 1998 e é o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música deste Instituto. Foi solista de várias orquestras Latino-Americanas e se apresentou diversas vezes nos EUA, França, Itália, Espanha, Colômbia e Uruguai, que lhe renderam prêmios como Associação Paulista de Críticos de Arte APCA, Prêmio Carlos Gomes e Prêmio Revista Concerto. Suas gravações no Brasil e Itália receberam críticas em quatro continentes, bem como o Diapason d’Ór, Prêmio Bravo!, Melhores do Ano pela Iberian and Latin Music Society de Londres e o Selo Critic’s Choice da Revista Opera News do Metropolitan Opera de Nova York, em 2020.
Eduardo F. Gianesella — Professor de percussão no Instituto de Artes da UNESP desde 1993, onde dirige o Grupo PIAP de Percussão. Vice-Coordenador do PPG de Música do IA-UNESP. Tem Doutorado em Musicologia pela ECA/USP, em 2009. Concluiu o Mestrado em Música (performance em Percussão) na Eastman School of Music – University of Rochester em 1990, como bolsista do CNPq. Obteve o Bacharelado em Música (Percussão) pelo Instituto de Artes da UNESP, em 1987. É formado em percussão pelo Conservatório de Tatuí, em 1982. Além de ter integrado diversas orquestras, foi percussionista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo de 1994 até 2022 e tem participado como professor de percussão dos principais cursos e Festivais de Música do país, como o FEMUSC e o Festival de Inverno de Campos do Jordão, entre outros. Ministrou cursos e masterclasses em vários países e tem realizado inúmeras estreias e gravações de música contemporânea, além de várias turnês internacionais com os vários grupos em que atua.