Freshwater é uma comédia escrita por Virginia Woolf em 1923 e, curiosamente, a única peça que ela completou. Ambientada em 1870, a peça é uma farsa leve e humorística da vida e da arte da época vitoriana, baseando-se especialmente na figura da famosa fotógrafa e escultora Julia Margaret Cameron, tia-avó de Woolf. A trama gira em torno de conflitos artísticos e amorosos em uma casa de campo na Ilha de Wight, onde Cameron morava. Com seu tom lúdico e personagens peculiares, Freshwater oferece uma visão espirituosa e crítica das convenções sociais e artísticas do século XIX.
Talvez pelo fato de ter sido escrita para entreter amigos nas noites de Bloomsbury, Freshwater não costuma estar entre os objetos de análise crítica da maioria dos estudos sobre a obra de Woolf. A peça foi montada pela primeira vez em 1935 no ateliê de Vanessa Bell, em Londres, e, mais tarde, em Nova York. Esta edição, traduzida por Victor Santiago, com prefácio assinado por Ana Carolina Mesquita e posfácio de Davi Pinho, é a primeira tradução brasileira de Freshwater a ser publicada.
Om författaren
Virginia Woolf (1882-1941) é uma das escritoras mais importantes do século XX e um dos nomes mais relevantes do Modernismo. Para além de Mrs. Dalloway (1925), seu romance mais popular, a autora britânica também escreveu contos, textos autobiográficos, ensaios e histórias infantis. Conhecida por um estilo ímpar, Woolf encontrou uma linguagem para representar a consciência de suas personagens, perscrutando sua interioridade. A escritora participou ativamente dos debates de seu tempo, tanto literários como sociais, realizando palestras, escrevendo artigos e fazendo parte do famoso grupo de Bloomsbury. Ao lado de seu marido, Leonard Woolf também fundou a editora Hogarth Press.