Seleção de crônicas semanais publicadas nos jornais O Estado de Minas e O Tempo. Com seu bom humor e otimismo de sempre, o escritor exerce sua função de ’aspite’, assessor de palpite, mostrando a cada página que no mundo há um jeito pra tudo. E para o Brasil também.
’Mais do que dar palpites, Ziraldo se revela nestes 52 textos. Ele compila suas impressões de mundo e se coloca como alguém que vê, pensa, assimila e, depois, escreve para o leitor’ – Agência Estado, 03-1-2006.
’Com O aspite, Ziraldo Alves Pinto inicia uma nova fase, dessa vez para o público adulto’ – Jornal de Brasília, 15-1-2006.
’O fato de ter a autoria sobrenomeada torna esse livro uma peça rara entre os tantos já lançados por Ziraldo. O aspite, então, surge como uma grata surpresa. Uma coletânea de crônicas repletas de otimismo e bom humor, em que o autor palpita sobre temas palpitantes’ – Leia Livro, 28-3-2006.
Om författaren
Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Autor de livros infantis, ilustrador e cartunista, Ziraldo tem suas obras traduzidas para diversos idiomas, entre eles inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. Seu maior sucesso, O Menino Maluquinho, com mais de 100 edições e 3 milhões de exemplares, tornou-se um ícone da literatura infantil brasileira.