Em vez de ser lido, um livro velho e roto aprende a ler pessoas, numa estranha inversão de papéis. Depois de ser colocado longe do alcance dos leitores, no alto de uma estante, ele faz amizade com outro livro antigo que o ensina a enxergar a diversidade e a riqueza da vida humana ao observar os frequentadores de uma biblioteca. Juntos, procuram pistas e descobrem histórias e personagens da vida real incríveis.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Alexandre de Castro Gomes é escritor infantojuvenil e já lançou 22 livros desde sua estreia. Outros 5 livros estão no prelo.
Estudou em escolas americanas no Rio de Janeiro, formou-se em Direito pela UCAM e lançou seu primeiro livro infantil em 2008.
Alguns dos seus títulos foram selecionados para os programas PNAIC, PNBE, Minha Biblioteca de São Paulo, Minha Primeira Biblioteca do Rio de Janeiro, Mais Cultura de Fortaleza, Ler e Escrever da FDE-SP e outros.
É presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) para a gestão 2015-2017 e faz parte da diretoria dessa associação desde maio de 2011.
Recebeu alguns prêmios literários, como o Prêmio Cidade de Manaus de Teatro Infantil e o Prêmio Nacional de Literatura Infantil de Ponta Grossa.
Foi o organizador dos livros ‘Filhos de Peixe’ (Editora Mar de Ideias), com contos de filhos e netos de autores de literatura infantil e juvenil, ‘Trem de Histórias’ (Editora Caki Books), com textos e imagens de autores associados da AEILIJ, e dos três primeiros anuários da associação.
Foi o idealizador e organizador da Blitz Literária, atividade que levou 30 autores de LIJ para escolas públicas municipais e bibliotecas escolares municipais do Rio de Janeiro entre os dias 18 e 20 de abril de 2016.
Criou e manteve a coluna Espaço LIJ, publicada na revista digital Sobrecapa Literal, onde entrevistou escritores e apresentou o trabalho de ilustradores de literatura infantil.
Viaja o Brasil com as oficinas literárias Quero Ser Autor – Expectativas Literárias, Quero Ser Autor – Leituras Criativas e Quero Ser Autor – Livro Publicado, dá palestras e mantém um blog no endereço www.blogao.com.br.