Nesta coletânea, apresentamos um colorido de vidas e histórias, reais ou fictícias, de escritores mais que especiais: são escritores e escritoras com deficiência visual. Não queremos descobrir o próximo acadêmico ou o texto revelação do ano. Nossa proposta é incluir literariamente. Temos excelentes textos e primorosas histórias. Temos também histórias razoáveis. E temos ainda textos sem um primor estético. Todavia, como já dito, nossa proposta é incluir, acolher e difundir a literatura dos irmãos e das irmãs cegos ou com baixa visão.
Como parte da Mostra de Literatura, um projeto que já atingiu mais de trinta mil pessoas, este livro é um marco e um incentivo para aqueles que desejam trilhar no árduo caminho literário. Mas quem disse que a vida da pessoa com deficiência visual (aliás, qualquer deficiência) é fácil?
Mesmo com tantos atropelos e falta de acessibilidade e de políticas públicas eficazes, em muitas linhas escritas aqui, as lágrimas correm por nossa pele. Histórias de superação, histórias de emoção e histórias de ensinamento. Tolo é aquele que pensa que sabe mais. Ser uma pessoa com deficiência não desmerece qualquer talento. Temos aqui narrativas que nos ensinam o que é viver e enxergar além do nosso olhar limitado.
Que cada página deste livro combata o preconceito, promova a inclusão e traga mais visibilidade para um propósito de vida, promovendo o respeito e a dignidade da pessoa humana.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Andrey do Amaral é escritor, com vários prêmios na área, produtor e gestor cultural. É formado em Literatura (Universidade Católica de Brasília) e pós-graduado em Marketing (FGV) e Acessibilidade Cultural (UFRJ), entre outras, além de idealizador da Mostra de Literatura, cujo projeto de sua 8ª edição foi a publicação da coletânea Histórias e vidas, exclusivamente escrita por escritores e escritoras com deficiência visual.