Este livro é um convite às leitoras e aos leitores para entrarem nos Territórios da Educação do Campo […]. Em nosso caminhar, adentramos os campos dos desafios e plantamos resistências, persistências, esperanças e superações. No movimento do caminhar e plantar, enfrentamos as intempéries do desacorçoo e os fortes ataques dos velhos e dos novos gigantes para nos expropriar dos campos dos desafios. […] Depois de ler este livro, o campo dos desafios estará um pouco revelado. Estamos mais preparados para trabalhar na semeadura da esperança e da resistência. Vamos geografando, fazendo história, criando pedagogias.
Bernardo Mançano Fernandes
Embora saibamos que são enormes os desafios a serem enfrentados na perspectiva de superação do modelo imposto pelo agronegócio e pela hegemonia do capital, não podemos deixar de reconhecer os avanços conquistados pela construção dos paradigmas e das práticas de Educação do Campo, que, mesmo com enormes dificuldades, […] tem conseguido semear novos territórios, ‘territórios de esperança’.
Mônica Castagna Molina
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Aracy Alves Martins
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Educação e doutorado em Educação pela mesma instituição, com Doutorado-Sanduíche no INRP – Paris, França. Estágio Pós-Doutoral realizado na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de leitores, leitura literária, formação de professores, escolarização e livro didático.
Maria Isabel Antunes-Rocha
Graduada e mestre em Psicologia pela UFMG, é doutora em Educação pela Fa E/UFMG e pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora-associada da Faculdade de Educação da UFMG, e membro da Comissão Nacional de Educação na Reforma Agrária do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Edu Campo), desenvolve projetos de ensino, extensão e pesquisas com os temas de formação inicial e continuada de professores, educação do campo, movimentos sociais, Psicologia Social.