O Massacre dos Nativos na Colonização da América Espanhola traz um relato sangrento e assustador da conquista e colonização das Américas por quem vivenciou os fatos. Frei Bartolomé de Las Casas foi um privilegiado expectador e protagonista na história da exploração das novas terras. Inicialmente, foi um dos beneficiários dos sistema de ‘encomiendas’, que consistia na entrega de lotes de terras com seus habitantes nativos para ser explorado por homens de confiança do rei da Espanha.
Num segundo momento, ao conhecer a cruel realidade a qual eram submetidos os indígenas e ser exposto a novas ideias de libertação que percorriam setores da igreja, tornou-se um ferrenho defensor da causa indígena. Homem culto e de boa formação, Las Casas usou a palavra escrita para denunciar as ações praticadas pelos exploradores das novas terras. Este ebook é um de seus escritos mais importantes e o mais conhecido, tendo sido publicado como livro pela primeira vez em 1552 com o título: ‘Brevíssima Relação sobre a Destruição das Índias. É um bestseller já traduzido para nove idiomas. Leitura imperdível para que quer conhecer o comportamento do ser humano quando livre de qualquer controle.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Frei Bartolomé de Las Casas (1484-1566) foi um frade dominicano espanhol, defensor fervoroso dos direitos dos povos indígenas e uma das figuras mais emblemáticas da luta por justiça social durante a colonização das Américas. Nascido em Sevilha, Espanha, Las Casas é amplamente reconhecido por sua oposição à opressão e exploração das populações nativas pelo sistema colonial europeu e por seus esforços em promover reformas que garantissem sua dignidade e liberdade.
Las Casas dedicou sua vida à denúncia das atrocidades cometidas contra os nativos, usando sua posição de frade e sua capacidade de argumentação para influenciar políticas coloniais. Escreveu obras impactantes, como ‘Brevíssima Relación de la Destrucción de las Indias’, um relato vívido e detalhado sobre os horrores perpetrados pelos colonizadores espanhóis, que causou grande impacto na Europa.
Frei Bartolomé é amplamente reconhecido como o ‘Protetor dos Índios’, título que reflete sua dedicação à causa indígena. Sua visão humanitária e suas ações foram pioneiras em questionar a moralidade da conquista e da escravidão nas Américas. No entanto, ele também é criticado por ter, em certos momentos, defendido o uso de mão de obra africana como alternativa à exploração indígena, um posicionamento que mais tarde ele repudiaria.