Quanto ao livro que ora apresento, que seja lido, debatido e que colabore para uma maior consciência acerca do Espiritismo, seu contexto e interfaces. Leituras como estas, provenientes do universo acadêmico das Ciências da Religião, que exigem certo distanciamento de seu objeto de pesquisa, são fundamentais para uma boa compreensão do fenômeno religioso. O conhecimento próximo do fenômeno, realizado por crentes e adeptos de uma tradição religiosa, é importante no sentido de possibilitar o olhar de dentro.
Entretanto, o olhar panorâmico, de fora e em diálogo com os olhares crentes, ajuda perspectivas interessantes acerca de uma tradição religiosa, não muito possíveis para quem se atém somente a uma perspectiva interna da tradição. Aproveitemos a oportunidade ora ofertada, independente de nossa condição de crente ou de estudioso. Boa leitura!
Prof. Dr. Carlos Frederico Barboza de Souza
PPGCR – PUC Minas
เกี่ยวกับผู้แต่ง
BRASIL FERNANDES DE BARROS
Doutorando e Mestre em Ciências da Religião (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche feito no Religion Department da Boston University. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA (1996). Foi professor de cursos livres e de pós-graduação lato sensu pelo IETEC – Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais. É editor associado da Revista Horizonte e da Revista Interações. Membro do Grupo de Pesquisa REPLUDI (Religião, Pluralismo e Diálogo) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-Minas e membro do Grupo Política, Ideologias e Religiões CNPq. É membro do conselho fiscal da ABHR – Associação Brasileira para Pesquisa e História das Religiões. Tradutor Inglês/Português/Espanhol. Possui 25 anos de experiência em gerenciamento de Tecnologia da Informação, com vasta vivência em ambientes de rede. Atuou em projetos em várias áreas, desde o governo até o comércio, e também obteve forte atuação na área de educação, formando diversos engenheiros de rede. É vice-presidente da Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte e do 10° Conselho Regional Espírita de Minas Gerais.