Neyla é uma raposa-vermelha que se aconchega no que mais ama. Como são alegres suas memórias! Nelas, deseja que o tempo não passe e que nada se apague. Só que um dia tudo ao seu redor começa a desaparecer. Ela deixa de cantar, dançar, pintar e até mesmo de cuidar de suas ovelhinhas. Sem lembrar o significado de seu nome, Neyla nem desconfia de que suas memórias estão desaparecendo. ‘Neyla’ é um livro sobre o envelhecimento e a perda da memória de quem começa a nos esquecer. Um livro que nos faz refletir sobre o convívio familiar e social, sobre o cuidado, o respeito e a autonomia. Também sobre as infinitas possibilidades de amar e de ser lembrada.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
A ESCRITORA
Cristiane Tavares nasceu rodeada de histórias. Desde pequena, ouvia sua mãe contar muitas delas. Até que um dia, quando foi trabalhar, todas foram lhe fazer companhia. Virou professora, psicopedagoga, consultora pedagógica, escritora e, vejam só, contadora de histórias também, como sua mãe, a Neyla! Em 2023, foi finalista do 19º Prêmio Barco a Vapor com a história ‘A Amazônia, quem diria, engoliu a cutia!’. Em 2024, recebeu menção honrosa no Concurso Internacional de Literatura, da UBE-RJ, pelo livro ‘No caminho com Serafim’ (Ilustração: Fran Junqueira. Editora Pingo de Luz, 2023). ‘Neyla’ (Cambucá, 2024) é a história de sua mãe, que um dia virou sua filha.
@cristiane.tavares.escritora
A ILUSTRADORA
Vanessa Prezoto é designer gráfica e ilustradora. Em 2022, foi finalista do 64º Prêmio Jabuti, além de ter outros títulos contemplados com os selos Cátedra Unesco PUC-Rio e Altamente Recomendável pela FNLIJ. Em 2024, seu trabalho de ilustração ficou entre os finalistas para a mostra da Bologna Children’s Book Fair. Já ilustrou mais de 40 livros, com textos de vários escritores, além de dois livros-imagem de sua própria autoria: ‘O lanche’ (Editora Tordesilhinhas, 2013) e ‘O menino lagarta’ (Editora Ateliê da Escrita, 2019).
@vanessaprezoto
www.cargocollective.com/vanessaprezoto