Em ‘Poder e desigualdades: gênero, raça e classe na política brasileira’ encontramos um debate vigoroso e atual sobre as desigualdades sociais que estão engendradas nas diversas dimensões da vida social, expressando a pluralidade que marca a experiência das comunidades políticas. Assim, esses problemas expressam uma condição política multifacetada e complexa, principalmente relacionada a grupos sociais frequentemente marginalizados não só no campo político, mas também no mundo acadêmico. A pesquisa teve dois eixos: o primeiro analisou as propostas legislativas específicas; o segundo verificou como as dimensões estruturam a ação de movimentos populares que lutam pelos interesses das camadas oprimidas da sociedade.
สารบัญ
Apresentação
1. Gênero, raça, classe: opressões cruzadas e convergências na reprodução das desigualdades
2. O debate sobre aborto na Câmara dos Deputados (1991-2014): posições e vozes das mulheres parlamentares
3. Limites da atuação legislativa de grupos subalternos no Parlamento brasileiro: o caso da PEC da redução da maioridade penal
4. Discurso político e redução da maioridade penal: PEC 171/93
5. A ofensiva conservadora na educação
6. O trabalho doméstico na mídia
7. A família e a maternidade como referências para pensar a política
8. Inteligente é não fazer inteligência: ética e relevância na pesquisa brasileira sobre movimentos sociais
9. Movimentos sociais e interseccionalidades: luta e resistência na fala de mulheres ativistas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra
Sobre os autores
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Danusa Marques: Professora de Ciência Política na Universidade de Brasília (Un B) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa Flora Tristán. Organizou Feminismos em Rede (Zouk, 2019), com Daniela Rezende, Maíra K. Mano, Rayza Sarmento e Viviane G. Freitas, e Democracia e desigualdade: registros críticos (Zouk, 2017), com Carlos Machado, Thiago A. Trindade e Francisco Tavares.
Thiago Aparecido Trindade: doutor em Ciências Sociais e mestre em Ciência Política pelo IFCH/Unicamp. Graduado em Geografia pela Unesp/ Presidente Prudente, hoje é Professor Adjunto no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (Un B). Vinculado ao Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê), onde coordena a linha de pesquisa Democracia e Ativismo Político, o autor desenvolve pesquisas e já publicou textos acadêmicos sobre Movimentos Sociais, Participação Política, Teoria da Democracia, Segregação Urbana e Direito à Cidade.