A DENGUE MATA. Vamos destruir a chance de o Aedes te contaminar. Ele causa muitas doenças, como a dengue, febre amarela, febre chikungunya e zika.
A série Guardiões da Saúde tem mais de 20 títulos, separados por sub-séries. A primeira sub-série aborda seis doenças transmitidas por vetores: leishmaniose, febre amarela, malária, oncocercose, elefantíase e dengue.
Reuni as mais importantes informações contra a dengue. Se você seguir o que está nesse pequeno livro, você estará protegido contra todas essas doenças de uma só vez, além de outras provocadas pelas picadas de mosquitos, sérias, como a malária, a leishmaniose, a elefantíase, a oncocercose e tantas outras. Basta se proteger – e aqui damos todas as dicas que encontramos. Se você tiver mais alguma, por favor, nos escreva. Vamos compartilhar as informações para salvar vidas.
Além da função didática da série Guardiões da Saúde para os estudantes, ela poderá compor Projeto de Controle Médico, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, com o objetivo principal de atendimento à saúde dos trabalhadores, diante dos riscos ambientais associados à região e a obras, adotando as medidas de prevenção.
Buscamos reforçar informações sobre doenças corriqueiras no Brasil, muitas vezes negligenciadas, de forma mais agradável e convidativa para crianças, jovens, estudantes e trabalhadores de todas as idades, regiões e etnias.
A LDB prevê Programas de SAÚDE para os estudantes, o que indica a transmissão de informações importantes sobre doenças de veiculação hídrica, como o primeiro e mais importante passo para se preservar a saúde.
A ONU divulga que a cada oito segundos uma criança morre em decorrência de doenças relacionadas com a água. As informações contidas nos livros da série não implicam em esgotar o assunto. Consulte seu médico.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Dorinha Aguiar (Maria Auxiliadora de Melo Aguiar) nasceu em Pará de Minas, Minas Gerais, aos 28 de fevereiro de 1959. Desde os 15 anos, procura escrever sobre as injustiças e sofrimentos humanos, iniciando sua carreira de jornalista no Jornal Paraense, de sua cidade.
Aos 17 anos, foi secretária do Cine-Clube Charles Pathé, no Colégio Estadual Fernando Otávio, o que lhe favoreceu, jovem ainda, conhecer problemas sociais e políticos de toda ordem. Concluiu o curso de Jornalismo pela UFMG, em 1983, em primeiro lugar da turma.
Trabalhou em órgãos da imprensa mineira, como revisora no Estado de Minas; repórter policial e da Editoria Geral no Diário da Tarde, no qual se dedicou a temas científicos e sociais, destacando-se as séries sobre Doenças Profissionais, Irrigação, Energia Nuclear, Saúde e Ecologia. Foi editora-chefe de semanários e revistas mineiras.
Selecionada para chefiar programa na TV Alterosa e para editora do Globo Repórter, da Rede Globo, sem efetivá-los, por razões diferentes da sua vontade. Foi diretora da Casa dos Jornalistas, junto ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, no fim da década de 1990.
Desde 1998 tem escrito biografias e resgatado a história, quer falada ou registrada, com os livros O Design em Minas – 50 anos à frente de seu tempo, no qual comprova que a Escola de Design da UEMG foi a primeira a oferecer o curso de Design Industrial no Brasil; e O anjo da Rua Thermopilon, história verídica de atriz grega, sobrevivente do holocausto na Grécia, inédito.
Recebeu prêmio no Furnas Ouro Azul com projeto de educação ambiental infantojuvenil. Uma das fundadoras do Maya – Movimento pelas Águas e Atmosfera, entidade voltada para ações de educação e cultura. Lançou A invasão perigosa do mexilhão dourado – riscos para a saúde da população e para a economia do Brasil – port/ingl – no evento internacional Rio + 20.
É autora e coautora das coleções infantil e juvenil: As 7 Virtudes – Histórias do Ranchinho do Gavião (com sete títulos) e Cidadania e Ética, com os livros: O que é Cidadania; Ética e moral – o que tenho a ver com isso?; Direitos das crianças; e Deveres das crianças, com metodologia de Kant para ensinar ética às crianças.
Autora da série Doenças de Veiculação Hídrica, com 24 títulos, nos quais se procura preservar a saúde contra problemas negligenciados que vitimam mais de mil pessoas por dia no mundo.