Em comemoração às duas décadas do espetáculo Parem de falar mal da rotina, o livro de Elisa Lucinda ganha nova edição revisada pela autora.
Parem de falar mal da rotina, de Elisa Lucinda, é a adaptação da peça de mesmo nome que completou em 2022 duas décadas de imenso sucesso. Doze anos depois de sua primeira publicação em livro, esta nova edição da Record traz o texto revisado pela autora.
Em setembro de 2002, nascia o monólogo Parem de falar mal da rotina, escrito e interpretado pela atriz, poeta, professora e cantora Elisa Lucinda. Em poucas semanas, a peça já havia se tornado um enorme sucesso de público e de crítica.
O livro, assim como o espetáculo, une histórias vividas e ouvidas por Elisa Lucinda, além de poemas retirados de seus livros. O resultado é um elogio em alto astral da rotina, divertido e ao mesmo tempo emocionante, composto por personagens diversos, que nos convidam a nos observarmos com olhar crítico.
Deselitizando a poesia, Elisa parece conversar com os leitores (e com o público), emocionando e divertindo, com suas palavras, gente de todo o tipo e idade. Uma autoajuda inteligente, uma aula de cidadania através da educação emocional. ‘A peça nasceu das inúmeras lições que a natureza nos ensina todo dia. A grande lição é a capacidade de estreia que faz tudo na natureza acontecer de forma espetacular, di-a-ri-a-men-te: o nascer do sol, o pôr do mesmo sol, o céu, a chuva, as estrelas, os ventos e as tardes. A natureza ensina a toda gente, mas, às vezes, alunos distraídos que somos, não vemos o lindo óbvio que ela nos oferece e as dicas que ela pode nos dar na condução do nosso cotidiano’, diz a atriz.
Tanto em peça quanto em livro, a vocação de Parem de falar mal da rotina é de provocar transformações na micropolítica do cotidiano, sem pretensão de ser uma verdade única.
No texto de orelha, a cantora e compositora Beth Carvalho escreve: ‘Eu sou apaixonada pela Elisa. Acho-a um fenômeno no Brasil, e também no mundo. É revolucionário o jeito como ela envolve muito a juventude também. Nós temos muita coisa em comum, inclusive a negritude, creiam. Pra mim, o Parem de falar mal da rotina, em espetáculo ou em livro, é recomendável a todos os seres humanos do planeta. Vejam esta artista, leiam esta artista, ouçam esta artista. Pra mim, a vida se divide em antes e depois de Elisa Lucinda.’
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Elisa Lucinda é poeta, atriz, cantora, jornalista e professora. Tem dezenove livros publicados até agora, entre poesia e prosa: O semelhante, Eu te amo e suas estreias, A fúria da beleza, Vozes guardadas, entre outros, além dos romances Fernando Pessoa: o cavaleiro de nada, uma autobiografia de Fernando Pessoa, finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2015, e a coleção O Pensamento de Edite. É também autora da coleção infantil Amigo Oculto, pela qual ganhou o prêmio Altamente Recomendável da FNLIJ. Através da Casa Poema, instituição cultural da qual é fundadora junto à atriz Geovana Pires, a multiartista desenvolve projetos que popularizam a poesia para todas as idades, como ‘Versos de liberdade’, que ensina a palavra poética aos jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de cursos de poesia falada para professores e profissionais de áreas diversas. Foi vencedora do Prêmio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado, pelo conjunto da obra, no ano de 2020. No ano seguinte, a atriz e escritora tomou posse na Academia Brasileira de Cultura, ocupando a cadeira de Olavo Bilac, figurando entre nomes como Zeca Pagodinho, Elza Soares, Christiane Torloni, Ana Botafogo, Carlinhos de Jesus, entre outros. O espetáculo que deu origem ao livro Parem de falar mal da rotina, aqui em edição revisada, completou vinte anos de estrada em 2022, com milhões de espectadores e leitores, fervorosos fãs e seguidores das inspiradas ideias desta artista.