Vários foram os motivos que levaram os autores a escreverem este livro, mas os principais foram contribuir para a segurança virtual no Brasil e preparar policiais e outros integrantes da persecução penal para o combate aos crimes cometidos no âmbito da internet, ou seja, os crimes cibernéticos.
Percebeu-se, num momento inicial, que havia a necessidade de se estabelecer, frente às deficiências e vulnerabilidades dos órgãos policiais diante do crescimento do registro dos crimes cometidos em ambientes virtuais e/ou eletrônicos, uma metodologia auxiliar na investigação criminal, qualificando-a.
Assim, o conteúdo foi sendo gerado após inúmeras pesquisas e trocas de conhecimentos, não só entre os autores, mas também com inúmeros interlocutores. Procurou-se, contudo, a ideia da simplicidade frente à complexidade do problema, visando facilitar o trabalho de investigação criminal dos órgãos policiais de todo o Brasil e também auxiliar os profissionais da área, principalmente advogados e integrantes de outras carreiras, a melhor compreender a matéria e atender aos seus clientes, já preparando o conteúdo para eventual ação penal e/ou cível correspondente.
สารบัญ
Introdução
1. Antecedentes históricos da internet e suas ameaças
2. As ameaças na ‘rede mundial de computadores’
3. Investigação de crimes cibernéticos: características e peculiaridades
4. Investigação em caso de e-mails
5. Aspectos procedimentais
6. Desafios na investigação dos crimes cibernéticos
Conclusão
Referências
Anexo I. Legislação específica sobre crimes cibernéticos
Anexo II. Programas gratuitos utilizados para a aquisição de evidências de Anexo III. Cooperação Internacional e Estados Unidos da América
Anexo IV. Breve guia para prestação de cooperação jurídica na forma de e-mail e outras formas de provas eletrônicas dos Estados Unidos
Anexo V. Cooperação internacional e Alemanha
Anexo VI. Cooperação internacional e Reino Unido
Anexo VII. Cooperação internacional e Japão
Anexo VIII. Contatos e endereços de provedores de conexão e/ou conteúdo
Anexo IX. Contatos e endereços de instituições financeiras e/ou administradoras de crédito
Anexo X. Dicas para a Segurança na Internet
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Emerson Wendt: Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduado em Direito pela URI-Frederico Westphalen. Mestrando em Direito e Sociedade pela Unila Salle Canoas-RS. Professor dos cursos de pós-graduação e/ou extensão da UNISINOS (São Leopoldo-RS), SENAC-RS (Passo Fundo-RS), IDC (Porto Alegre-RS), Verbo Jurídico (Porto Alegre-RS), Uniritter (Porto Alegre-RS e Canoas-RS), EPD (São Paulo-SP), FADISP (São Paulo-SP), UNIFRA (Santa Maria-RS), IMED (Passo Fundo-RS) e UNITOLEDO (Porto Alegre-RS). Já ministrou aula nas Academias das Polícias Civis de Pernambuco, Goiás, Paraná, Acre, Alagoas, Sergipe, Rondônia e Piauí.
Autor do livro ‘Inteligência Cibernética’ (Editora Delfos) e coautor dos livros ‘Crimes Cibernéticos: ameaças e procedimentos de investigação’, já em sua segunda edição, e ‘Inteligência Digital’, ambos publicados pela Brasport. É Delegado de Polícia do Rio Grande do Sul. Higor Vinicius Nogueira Jorge: Delegado de Polícia Civil de SP, é presidente da Câmara Municipal de Santana da Ponte Pensa (2013/2016) e membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA).
É professor dos cursos de formação e aperfeiçoamento da Academia de Polícia de São Paulo e de Sergipe e dos cursos de pós-graduação em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal da Academia de Polícia de São Paulo, em Gestão Estratégica da Academia de Polícia Civil de Sergipe e em Investigação de Fraudes e Forense Computacional: Direito Digital (IFFC) da Faculdade Impacta de Tecnologia. Palestrante do curso de inteligência estratégica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, representação de Campinas, e titular da cadeira 30 da Academia de Ciências, Artes e Letras dos Delegados de Polícia de São Paulo, é membro consultor da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia e da Comissão de Ciência e Tecnologia da OAB-SP e diretor do Sindicato dos Delegados de Polícia de São Paulo (2011/2013).
Graduado em Direito pelo Centro Universitário Toledo Araçatuba e pós-graduado em Polícia Comunitária pela Universidade do Sul de Santa Catarina, ministrou cursos e palestras sobre investigação de crimes cibernéticos, inteligência policial, segurança da informação, segurança na internet, investigação criminal e outros temas correlatos nos estados de São Paulo, Sergipe, Ceará, Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.