O volume engloba dois textos clássicos do estudo acerca dos animais, o Tratado dos animais, de Étienne Bonnot de Condillac, e Sobre a inteligência dos animais, de Charles-Georges Le Roy. As duas pequenas obras-primas aqui reunidas dão testemunho de uma reviravolta ocorrida na época das Luzes, quando se abre uma brecha nos domínios da metafísica clássica e da teologia, e o animal deixa de ser o outro do homem e os humanos podem se reconhecer como simples animais.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Étienne Bonnot, abade de Condillac (1714-1780), foi um dos mais radicais e significativos expoentes do empirismo do período das Luzes. Influenciou fortemente seus contemporâneos – com destaque para Diderot, d’Alembert e Rousseau – e permanece como referência para a filosofia de nosso tempo.
Charles-Georges Le Roy ou Leroy (1723-1789) foi um literato francês durante a Idade do Iluminismo e autor de um dos primeiros livros sobre o comportamento humano. Le Roy era tenente da caça real e amigo dos enciclopedistas Diderot, d’Alembert e d’Holbach, frequentando regularmente o salão deste último.