Cantora, compositora e instrumentista, Joyce Moreno reúne nesta coletânea cerca de trinta textos inéditos de Hermínio Bello de Carvalho, o qual celebra, com esta publicação, seus setenta anos de atividade como escritor, poeta e agitador cultural. São crônicas, memórias e perfis de grandes expoentes de nossa cultura, em especial da música, como Pixinguinha, Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade, Elis Regina, João Gilberto, Clementina de Jesus, Cartola, Paulinho da Viola e Chico Buarque, entre outros. Com orelha de Ruy Castro, posfácio de Alexandre Pavan e caricaturas do ilustrador Baptistão, as crônicas e perfis de Hermínio trazem o ponto de vista privilegiado de quem recolheu histórias e conviveu com a maioria dos artistas sobre quem escreve.
สารบัญ
Passageiro de relâmpagos / Joyce Moreno
Nota explicativa / Hermínio Bello de Carvalho
João da Baiana, um dos Três Reis Magos
Cartola, a fênix
Zé Keti, um rapsodo
Chico, Ismael, Antonico e Pixinguinha
Chico Buarque de Mangueira, Paula do Salgueiro e la vecchia signora
Jamelão e outros jequitibás: o mistério das vozes
Elizeth Cardoso, a revolucionária
Divina, enluarada, faxineira das canções
Elis Regina, vulcão e pimenta
João Gilberto, a esfinge
Alaíde Costa, a navalha na voz
Áurea Martins
La Godoy, a uirapuru
Gonzaguinha, Gonzagão
Aldir Blanc, poeta arruaceiro
Mário Lago e as palavras
Nássara
Vista assim do alto
Mindinha de Villa-Lobos
Turíbio Santos
Canhoto da Paraíba
Lúcio Rangel, meu amigo
Vozes castorinas
Mário de Andrade e o defluxo
A placa de Mário
Aramis Millarch
Uma carta para mestre Zu
Chico Anysio: a invenção do ator
Nair de Tefé (ou Rian, como queiram)
O preto-velho da Esmeralda
ABI, ABV e as ‘brabuletas’ de Jota Efegê
Ernesto Sabato e a utopia
Mãe Quelé
P.S. Visitas
O timoneiro Hermínio Bello de Carvalho / Alexandre Pavan
Agradecimentos do autor
Sobre o autor
Sobre a organizadora
Sobre o ilustrador
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Nascido no Rio de Janeiro, Hermínio Bello de Carvalho é compositor, poeta, produtor musical, além de ter colaborado como jornalista e cronista em publicações como O Pasquim.
Foi diretor adjunto da Divisão de Música Popular Brasileira da Funarte durante 13 anos e membro fundador do Conselho de Música Popular do Museu da Imagem e do Som (MIS). É parceiro de ilustres nomes da música brasileira como Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Baden Powell, Dona Ivone Lara, Sueli Costa, Martinho da Vila, Zé Ketti, João de Aquino, Vital Lima, entre muitos outros.
É autor dos livros: Chove azul em teus cabelos (1961), Ária e percussão (1962), Villa-Lobos, uma conferência (1963), Argamassa (1964), João-Amor e Maria, libreto de ópera popular (1967), Amor, arma branca (1973), Bolha de luz (1985), Mudando de conversa (1987), O canto do Pajé, Villa-Lobos e a MPB (1988), Cartas cariocas para Mário de Andrade (1994), Umas e outros (1995), Contradigo (1999), Araca: arquiduquesa do Encantado (2004), Embornal (2005), Áporo Itabirano (2011), Taberna da Glória e outras glórias (2015).
Sua discografia compreende os álbuns: João-Amor e Maria, ópera popular (1966), Sei lá (1974), Pastores da Noite (com Vital Lima) (1978), Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho (1982), Lira do povo (1985), Cantoria (1995), Mestres da MPB (1995), Timoneiro (2005), Áurea Martins Depontacabeça (2010), Isso é que é viver, Hermínio 80 anos (2015), Vidal Assis Álbum de Retratos (2016).