A Sociologia como disciplina científica possui uma história, uma trajetória, no Brasil, das primeiras incursões em fins do século XIX, passando pela sua introdução como área de conhecimento no ensino superior ainda na primeira metade do século XX, chegando à contemporaneidade com uma produção bastante bem sedimentada. Ao longo desse percurso existiram momentos mais favoráveis a Sociologia e períodos desfavoráveis, contudo a Sociologia se mantém. A Sociologia segue oferecendo várias possibilidades de pensar o Brasil, sua sociedade, contradições, aspirações e tradições. Os textos aqui reunidos, no primeiro volume da série Perspectivas da Sociologia Brasileira, apresentam reflexões sobre Francisco José de Oliveira Viana (1883-1951), Gilberto Freyre (1900-1987), Fernando Azevedo (1894-1974), Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017), Florestan Fernandes (1920-1995). Longe de cobrir a amplitude da produção da Sociologia Brasileira os autores trabalhados neste primeiro volume, todavia, são representativos de diferentes momentos, de diferentes posicionamentos no interior do campo sociológico. Ao se optar por tal caminho espera-se oferecer ao leitor, à leitora uma dimensão da pluralidade da produção sociológica brasileira, as múltiplas vertentes da Sociologia brasileira, sem nenhuma pretensão de esgotar o tema.
สารบัญ
Sumário
Introdução
1. Oliveira Vianna e suas contribuições ao Pensamento Social e Político Brasileiro
2. Gilberto Freyre e a transição do Brasil rural ao Brasil urbano: as metamorfoses do patriarcado
3. Educação e Sociologia em Fernando de Azevedo
4. Antonio Candido e as novas gerações de cientistas sociais: a importância de Os Parceiros do Rio Bonito
5. Transpondo espaços: um olhar oblíquo sobre Candido e o romance brasileiro
6. A questão racial na obra de Florestan Fernandes: notas introdutórias
7. Florestan Fernandes: uma sociologia da modernização nacional
Autoras e Autores
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Amanda Cieslak Kapp – Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná. É professora no Uni Brasil Centro Universitário nos cursos de Pedagogia e Direito.
Arilda Arboleya –Doutora em Sociologia na Universidade Federal do Paraná, com estágio doutoral na modalidade Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Professora da Faculdade de Direito do Instituto Superior do Litoral do Paraná.
Daniara Thomaz – Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Paraná (PPGAA/UFPR). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2020) e membra fundadora do Coletivo da Juventude Negra Maringaense YalodêBadá (2015).
Felipe Fontana – Doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos (PPG-Pol/UFSCar) e, atualmente, professor colaborador do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Goioerê (DCI-UEM/CRG).
Hilton Costa – Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (2002), Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2010), Doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (2014), Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018). Professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR).
Reinaldo de Oliveira Hening – Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2006), mestrado e doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (2012 e 2018).
Simone Meucci – Doutora (2006) em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. É professora (em regime de Dedicação Exclusiva) do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Paraná, onde coordena, desde 2018, o Mestrado Profissional em Sociologia.
Simone Pereira da Costa Dourado – Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Estadual de Maringá.