As reformas educacionais, bem como a implementação de políticas no âmbito da conjuntura sociopolítica e ideológica dos setores conservadores de nosso país, levaram os autores desse livro a compreender a educação superior e as possibilidades do processo didático a fim de concretizar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; formar profissionais de diferentes campos científicos; compreender a educação superior como continuidade da educação básica; incentivar o trabalho de pesquisa; estimular a criação cultural; divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos; conhecer os problemas do mundo presente. Desse modo, a obra apresenta tramas e trilhas que orientam os textos.
As tramas socioeconômicas, políticas, educacionais que provocaram danos à educação brasileira, de forma geral, precisam ficar no passado e necessitam de uma análise crítica e criativa. Indicam a importância de tratarmos os prejuízos por meio das trilhas legais, conceituais, processuais e práticas para sanar as perturbações e os efeitos do desabono, do desencanto, do desafeto, da repetição alienante e da destruição.
As três partes dessa coletânea integram, em suas análises, o ensinar, o aprender, o pesquisar, o avaliar e o socializar conhecimentos, inovações etc. Abordam a educação e as políticas públicas; a assessoria pedagógica; a coordenação de cursos de graduação; a curricularização da extensão; o tutorial e a internacionalização da educação superior. É esse caminho pedagógico-didático que o leitor deverá percorrer, lembrando que educação é política de Estado.
สารบัญ
PREFÁCIO – José Carlos de Souza Araújo
PARTE I – ASSESSORIA PEDAGÓGICA E
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
1.ASSESSORIA PEDAGÓGICA: ESPAÇO-TEMPO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E INSTITUCIONAL – Ilma Passos Alencastro Veiga
PARTE II – O PROCESSO DIDÁTICO E SUAS RELAÇÕES
2.O ENSINAR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PRESENCIAL, REMOTO E HÍBRIDO – Pura Lúcia Oliver Martins e Joana Paulin Romanowski
3.TRILHAS PARA O APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – Maria Eugênia Castanho e Sérgio Castanho
4.EDUCAÇÃO SUPERIOR: A PESQUISA INTERINSTITUCIONAL NO CONTEXTO COLABORATIVO – Ilma Passos Alencastro Veiga e Cleoni Maria Barboza Fernandes
5.DE TRAMAS A TRILHAS PARA AVALIAR AS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR – Mara Regina Lemes de Sordi e Marcos Henrique Almeida dos Santos
6.SOCIALIZAR PELA EXTENSÃO: ESPAÇO-TEMPO PARA INTERLIGAR O ENSINAR, O APRENDER E O PESQUISAR COM AS DEMANDAS DA SOCIEDADE – José Leonardo Rolim de Lima Severo e Maria Eulina Pessoa de Carvalho
PARTE III – EDUCAÇÃO SUPERIOR:
POLÍTICAS PÚBLICAS ACADÊMICAS
7.COORDENAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO: UMA PROPOSTA DE GESTÃO DEMOCRÁTICA – Rosana César de Arruda Fernandes
8.DA ‘CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO’ ÀS POLÍTICAS E PRÁTICAS EXTENSIONISTAS COMO ATOS DE CURRÍCULO – Roberto Sidnei Macedo
9.DIALOGANDO COM O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET-BRASIL) – Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, Meirecele Calíope Leitinho e Francione Charapa Alves
10.A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: MARCOS LEGAIS, CONCEPÇÃO, GESTÃO E ALTERNATIVAS – Fernanda Leal
NOTAS
SOBRE OS AUTORES
LEIA TAMBÉM
REDES SOCIAIS
CRÉDITOS
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro (org.) é química industrial e engenheira química (UFC), mestre em Química Inorgânica (UFC) e doutora em Educação Brasileira (UFC), com pós-doutorado em Educação (Un B).
Cleoni Maria Barboza Fernandes é graduada em Pedagogia (UCPel), doutora em Educação (UFRGS), com pós-doutorado em Planejamento e Avaliação Educacional (Universidade do Porto, Portugal).
Fernanda Leal é doutora em Administração (Udesc), com doutorado-sanduíche no Center for International Higher Education, Boston College, nos Estados Unidos.
Francione Charapa Alves émestre (Uece) e doutora (UFC) em Educação, com pós-doutorado em Educação (Uece).
Ilma Passos Alencastro Veiga (org.) tem mestrado em Currículo no Ensino Médio – Mestre em Educação (UFSM), doutorado e pós-doutorado em Educação (Unicamp).
Joana Paulin Romanowski é doutora em Educação (USP).
José Leonardo Rolim de Lima Severo é licenciado em Pedagogia (UFCG), mestre e doutor em Educação (UFPB), com pós-doutorado em Teoria da Pedagogia (USP).
Mara Regina Lemes de Sordi tempós-doutorado em Educação pela Unicamp.
Marcos Henrique Almeida dos Santos é graduado em Pedagogia (UFPA), com mestrado (Un B) e doutorado (Unicamp) em Educação.
Maria Eugênia Castanho é doutora em Educação (Unicamp), na área de metodologia do ensino.
Maria Eulina Pessoa de Carvalho é pedagoga (UFPB), com doutorado em Educação (Universidade Estadual de Michigan, Estados Unidos). Atua como professora titular do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da UFPB.
Meirecele Calíope Leitinho é mestre (UFC) e doutora (PUC-SP) em Educação, com pós-doutorado em Educação Superior (Un B).
Pura Lúcia Oliver Martins é doutora em Educação (USP).
Roberto Sidnei Macedo é graduado em Psicologia Clínica e Educacional (Ceub), mestre (UFBA) e doutor pela Universidade de Paris Saint-Denis, França, com pós-doutorado pela Universidade de Fribourg, Suíça, e pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal.
Rosana César de Arruda Fernandes é pedagoga (UCB) e doutora em Educação (Un B).
Sérgio Castanho é doutor em Educação (Unicamp), na área de filosofia e história da educação.