A política de expansão da educação superior, além de provocar impacto no crescimento quantitativo do sistema (número de instituições, cursos, vagas, matrículas, pessoal docente, discente e técnico-administrativo, entre outros) impactou, também, na diversificação e diferenciação institucional, na revisão de atribuições, funções e características de cada tipo de gestão e organização.
Esse novo cenário requer compreender a educação superior e o seu papel na sociedade, considerando as determinações sociais, políticas, econômicas e educacionais sobre esse nível de ensino. Para isso, discutir a Didática da Educação Superior que se concretiza no ensino, na pesquisa, na extensão e em processos inovadores, contribui para fortalecer as reflexões em torno da Didática da Educação Superior de cunho mais geral e a Didática Geral na formação dos Licenciados. A perspectiva é, a defesa de um projeto de formação docente para a educação básica e superior que atenda à complexidade do exercício da docência no contexto atual de mudanças e de desafios de toda ordem.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA – Professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (Un B). Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação de Goiás.
ROSANA CÉSAR DE ARRUDA FERNANDES – Professora adjunta da Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília (Un B). Doutora em educação. Pesquisadora vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico Prodocência, da FE/Un B, cadastrado no CNPq.