Jonas é um livro autobiográfico, em que o profeta, do início ao fim, narra a sua recusa ao chamado de Deus, que queria que ele pregasse aos inimigos (não-judeus). Mesmo perdoado e tendo obedecido, o profeta ficou com o seu coração revoltoso contra Deus. Ele viveu ao tempo do rei Jeroboão II (século 8), no reino do Norte (Israel).
Chamado por Deus para uma missão transcultural (para um povo que não era o seu, com outro deus e outros costumes), Jonas é amado por Deus, mas é legalista e continua legalista até o fim. O livro termina de modo atípico.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Israel Belo de Azevedo é um filósofo que tem prazer em compartilhar o que aprende. Ele é graduado em comunicação e em teologia, pós-graduado em história, mestre em teologia e doutor em filosofia.
Ele escreveu dezenas de livros, uns acadêmicos, como ‘O prazer da produção científica’, e outros inspirativos, como os estudos para a ‘Bíblia Sagrada Bom Dia’ e para a ‘Bíblia, o Livro da Esperança’, publicados pela Sociedade Bíblica do Brasil e todos voltadas para ajudar seus leitores a celebrarem a vida transbordante.
Seu livro mais conhecido é BOM DIA AMIGO, que já alcançou mais de 600 mil exemplares distribuídos no Brasil e entre falantes da língua portuguesa em vários países do mundo. O objetivo do autor é sempre tocar, de modo agradável.
Ultimamente tem se dedicado aos estudos bíblicos, cujos resultados têm sido os fascículos (ebooks) da Bíblia de Estudo Prazer da Palavra e as paráfrases ampliadas da Bíblia (ainda inéditos).
Israel Belo de Azevedo vive no Rio de Janeiro. É casado com Rita e pai de Rachel.
Pastoreia desde 1999 a Igreja Batista Itacuruçá, na Tijuca, Rio de Janeiro.
Você pode acompanhar suas produções pelas redes sociais no perfil @israelbeloooficial.