Os jovens são o futuro das nações, e os idosos, o passaporte para que elas o alcancem, conscientes de sua origem e identidade. Os povos africanos, com seus incríveis contadores de histórias, os griots, nos ensinam a preservar as tradições por meio dessa integração entre as gerações. Nesta aventura, Ubuntu, um griot que trabalha como motorista de táxi, terá de usar toda a sua força e sabedoria para salvar Martins e suas colegas dos violentos conflitos políticos e religiosos que vêm bater à porta da escola. E as histórias que Ubuntu conta durante essa fuga desesperada vão marcar para sempre a vida das garotas.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Júlio Emílio Braz nasceu em 16 de abril de 1959, na pequena cidade de Manhumirim, Minas Gerais. Aos cinco anos mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade que adotou como lar. É considerado um autodidata, tendo adquirido o hábito da leitura aos seis anos. Iniciou sua carreira como escritor de roteiros para histórias em quadrinhos, publicadas no Brasil, em Portugal, na Bélgica, na França, em Cuba e nos Estados Unidos. Já publicou mais de cento e cinquenta títulos. Em 1988 recebeu o Prêmio Jabuti por seu primeiro livro infantojuvenil: Saguairu. Em 1990 escreveu roteiros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo, e algumas mininovelas para a televisão do Paraguai. Em 1997 ganhou o Austrian Children Book Award, na Áustria, pela versão alemã do livro Crianças na escuridão (Kinder im Dulkern), e o Blue Cobra Award, no Swiss Institute for Children's Book.
Mozart Cunha do Couto, ou Mozart Couto, como é mais conhecido, é de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde nasceu em 27 de março de 1958. Começou sua carreira como quadrinista em 1979 e publicou seus trabalhos em várias editoras no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Dedica-se à ilustração desde 1988. Nos quadrinhos já ganhou quatro vezes o Prêmio Angelo Agostini: como Melhor Desenhista (duas vezes), Melhor Arte-Finalista e Mestre do Quadrinho Nacional. Seu trabalho caracteriza-se pela grande diversidade de estilos e técnicas.