Esta versão em quadrinhos do clássico cordel brasileiro, A Batalha de Oliveiros com Ferrabrás, é especial, entre outros motivos, por unir o talento do fundador da literatura de cordel no Brasil, Leandro Gomes de Barros, ao dos consagrados ilustradores Klévisson Viana, também poeta e editor, e Eduardo Azevedo. A dupla, num trabalho primoroso de pesquisa iconográfica, apresenta às novas gerações, incluindo alunos e professores, em um formato mais do que atraente, um dos melhores textos poéticos de Leandro, cognominado, no cordel, o ‘Primeiro sem Segundo’.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Klévisson Viana nasceu em Quixeramobim, no sertão central do Estado do Ceará. É editor, cordelista, xilogravador e cartunista, com vários prêmios nacionais. Autor de 25 livros e de mais de uma centena de romances de cordel, sua obra é estudada em várias partes do mundo. Fundador e diretor da Tupynanquim Editora, é, também, presidente da AESTROFE – Associação de Escritores, Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará.
Eduardo Azevedo é ilustrador, artista plástico e professor da rede municipal de ensino de Fortaleza, Ceará. Desde a infância demonstra talento para as artes plásticas, mas foi na maturidade que realmente se dedicou à ilustração de livros. Seu traço pode ser visto em capas de folhetos de cordel, livros didáticos e, ultimamente, de livros infantis.
O poeta paraibano Leandro Gomes de Barros (1865-1918) é um dos pioneiros na publicação da Literatura de Cordel no Brasil. Autor de vasta obra – estimada em quase mil títulos –, é considerado o mais importante nome da poesia popular brasileira, referendado por autores, estudiosos e apologistas do gênero.