Este pequeno livro resgata a trajetória de um grande homem, que desafiou a estrutura arcaica e escravagista do Brasil do século XIX e dedicou a vida a defender a libertação de pessoas escravizadas. A narrativa envolvente de Magui, ricamente ilustrada por Angelo Abu, apresenta os momentos marcantes da vida desse homem plural que viria a ser reconhecido como intelectual brilhante e ativista incansável. Retornar a este tempo nos faz compreender um pouco melhor a nossa própria história.
Segundo o crítico literário Tom Farias, trata-se de ‘Um precioso relicário de resgate histórico, de posicionamento antirracista, com importante teor didático e informativo, que muito dialoga com o que se chama na atualidade de resiliência e protagonismo da mulher e do homem negro na sociedade brasileira.’
สารบัญ
A vida de Luiz Gama, prefácio de Tom Farias
Apresentação
Algumas explicações necessárias
O menino Luizinho
Dona Luiza do povo nagô
Filho de um pai fidalgo
A guerra dos malês
Doutor Sabino
Triste separação
O navio negreiro
Mercado de escravos
Amigo de um jovem branco
A fuga
Um soldado
O caderno
O amanuense
Querido mestre
Prisioneiro
Claudina
Poeta e escritor
À procura da mãe
A Faculdade de Direito
Rábula
Maçom
O testamento
A caixinha
Os sapatos elegantes
Jornalista
Uma cliente branca
As ameaças
Republicano
Tudo pela justiça
A doença
Luiz Gama, a carta autobiográfica
A autora
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Magui é psicóloga educacional, com vasta experiência com crianças, adolescentes e jovens. Trabalhou na TV Cultura no início da década de 70, na primeira versão brasileira do programa Vila Sésamo. Escreveu várias histórias publicadas na Revista Recreio, da Editora Abril, que também foram traduzidas para diversas línguas. Atuou na instituição Aldeias SOS, que se dedica a acolher crianças em situação de vulnerabilidade social. Lá dedicou-se ao estudo de meninos e meninas com dificuldades de se adaptar à escola e elaborou, então, junto a uma equipe de educadores, um projeto para uma escola que fizesse mais sentido para essas crianças. Este trabalho resultou na fundação da Associação Educacional Labor, que se dedica à formação de professores de escolas públicas. É autora de diversos livros de histórias infantis, entre eles, O Lápis da Fada, O Tesouro da Gincana, Contos de Natal, Karin – Uma história verdadeira. Também é autora da biografia A vida de José de Anchieta para crianças.