Marx é considerado por muitos como um autor “estatista”, que seria um defensor da estatização da sociedade e dos meios de produção e também defendia a necessidade de um partido centralizado que deveria assumir o poder estatal. O que a coletânea organizada por Matheus Almeida e Rubens Vinicius da Silva faz é desmentir essa deformação do pensamento de Karl Marx. A obra apresenta detalhadamente a concepção de Karl Marx a respeito do Estado, dos partidos políticos e dos sindicatos. Retomando os escritos do fundador do marxismo, os autores apontam para a compreensão mais profunda e fundamentada do pensamento de Marx, que se revela um crítico da burocracia, do Estado, dos partidos e dos sindicatos. Essa é uma leitura fundamental para todos que se interessam pelo pensamento de Marx e queiram conhecer sua verdadeira concepção política.
สารบัญ
PREFÁCIO – Matheus Almeida e Rubens Vinícius da Silva
MARX E O ESTADO: CONCEPÇÃO E DEFORMAÇÕES – Matheus Almeida
MARX E OS PARTIDOS POLÍTICOS – Rubens Vinícius da Silva
MARX E OS SINDICATOS – Nildo Viana
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Matheus Almeida é antropólogo e militante autogestionário, Atualmente, faz doutorado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo (USP).
Nildo Viana é sociólogo e filósofo; Doutor em Sociologia (Un B); autor de diversos livros, entre os quais ‘Karl Marx: A Crítica Desapiedada do Existente’ e ‘Escritos Metodológicos de Marx’.
Rubens Vinícius da Silva é sociólogo e militante autogestionário. Atualmente, faz doutorado em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.