Este clássico ensaio do sociólogo alemão Max Weber investiga o papel da religião na vida econômica.
Ao discorrer sobre as doutrinas de predestinação e êxito material como graça divina das religiões protestantes, Weber traça um paralelo dessas visões de mundo com o desenvolvimento do capitalismo moderno.
O estudo parte da análise estatística da relação entre crença religiosa e atuação econômica na Alemanha do início do século XX.
Weber aponta para uma tendência à maior racionalidade econômica dos protestantes de sua época, em comparação com a população católica.
A ética protestante e o espírito do capitalismo é uma obra fundamental aos estudos da história econômica, da ação de grupos sociais motivados por crenças culturais, da secularização de conceitos religiosos, entre outros temas sociológicos, filosóficos, teológicos, econômicos e históricos.
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Max Weber (1864-1920): jurista e economista alemão, é considerado um dos fundadores da sociologia. Sua obra influencia, até hoje, os estudos nas mais diversas disciplinas, como a economia, a filosofia, o direito, a ciência política e a administração. Weber construiu uma extensa carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim, e nas universidades de Freiburg, Heidelberg, Viena e Munique. Grande parte de suas pesquisas foi dedicado ao estudo do capitalismo. Foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (em 1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Tradução: Karina Jannini – Graduada em Francês e Português pela USP, especializada em tradução alemão-português, francês-português e pós-graduada em Língua e Literatura Italiana também pela USP. Traduz ficção, ensaios e fascículos de revistas para diversas editoras.