Era um bichinho tão pequenino, que não podia ser visto nem com uma lente de aumento. Ele queria conhecer algo mais além de seu monótono Planeta Lilás. Construiu então uma nave espacial, e saiu numa aventura cheia de surpresas e descobertas. Acabou descobrindo que, na ânsia de desvendar o Universo, saiu sem olhar para trás, sem saber como era o lugar onde vivia. Este é um poema de amor ao livro e mostra que este objeto É maior do que o Universo, pois este cabe inteirinho dentro de suas páginas.
‘A curiosidade que impulsiona a aventura, a ideia que ilumina o caminho, a descoberta de algo novo e o desejo de compartilhar aquilo que se descobriu. Esse seria um resumo sintético de O PLANETA LILÁS, ou de seu autor? Impossível definir o limite entre criador e criatura, quando ambos se misturam em um mesmo espaço sideral chamado Poesia. A alma da palavra revelada não pelo seu som, mas por seus contornos e espaços em branco, convida para um mergulho, uma viagem iniciada na letra ‘a’. Ziraldo, na verdade, faz aqui uma declaração de amor ao livro e à matéria de que ele é feito.’ – Guto Lins
เกี่ยวกับผู้แต่ง
Ziraldo nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Começou sua carreira nos anos 1950 em jornais e revistas como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. Autor de livros infantis, ilustrador e cartunista, Ziraldo tem suas obras traduzidas para diversos idiomas, entre eles inglês, espanhol, alemão, francês e italiano. Seu maior sucesso, O Menino Maluquinho, com mais de 112 edições e mais de 4 milhões de exemplares, tornou-se um ícone da literatura infantil brasileira.