Nova edição do clássico Introdução ao yoga, da teosofista Annie Besant.
Reunindo quatro conferências da autora sobre os fundamentos do yoga, o propósito deste livro é preparar e facilitar o estudo dos Yoga-sutras compilados por Patanjali, fundador do Raja Yoga. Por meio dos princípios de concentração e meditação dessa escola filosófica é possível desenvolver a autodisciplina e o controle mental. O leitor é assim convidado a descobrir diretamente, pela meditação e prática do yoga, o infinito potencial divino inerente a todo ser humano.
Com a ajuda do notável sanscritista Bhagavan Dâs, Besant traduziu o significado dos termos sânscritos e explicou as relações do yoga com os demais sistemas filosóficos indianos, mostrando os benefícios provenientes dessa grande ciência da alma. Ainda que seja uma introdução ao tema, sua compreensão requer estudo e dedicação, dada a complexidade do assunto. A abordagem da autora vai muito além da visão ocidental que enxerga o yoga apenas como atividade corporal.
Traduzido do inglês pelo célebre poeta português Fernando Pessoa, sob o pseudônimo de Fernando de Castro, este trabalho revela uma das faces menos conhecidas de Pessoa, como a de tradutor de obras ocultistas.
Yazar hakkında
Annie Besant [1847-1933] foi uma escritora britânica, teosofista, militante socialista, ativista e defensora dos direitos das mulheres, tendo sido uma das mais notáveis oradoras de sua época e autora de uma vasta obra literária sobre teosofia. Besant defendeu causas como a liberdade de pensamento, os direitos das mulheres, o controle da natalidade, o socialismo e os direitos dos trabalhadores. Seu feito mais notável dentro da luta de classe foi a greve que liderou em 1888 para melhorar as condições de saúde e segurança das trabalhadoras de uma fábrica de fósforos.