Estão reunidas aqui cinco obras-primas do conto de terror e mistério, das quais quatro são inéditas em língua portuguesa. ‘O convidado de Drácula’, embora já traduzido para o nosso idioma, foi publicado como um apêndice de ‘Drácula’, o principal romance de Bram Stoker. No entanto, esse conto se revela completamente autônomo em relação ao romance, autonomia que se sustenta até por sua trajetória histórica. Originalmente, ‘O convidado de Drácula’ foi apresenta- do por Bram Stoker a seu editor como uma espécie de prólogo do célebre romance. Por sinal, àquela altura, o autor pretendia intitular o livro com o nome de ‘The undead’, expressão que literalmente poderia ser traduzida por ‘desmorto’, embora nossos tradutores tenham tradicionalmente optado por usar ‘morto-vivo’, termo que acabou consagrado. Enfim, o editor, considerando esse prólogo autônomo e apenas indiretamente relacionado ao romance, optou por cortá-lo, pois o original já era bastante extenso.
Yazar hakkında
Abraham ‘Bram’ Stoker (Dublin, 8 de Novembro de 1847 — Londres, 20 de Abril de 1912) foi um romancista, poeta e contista irlandês, mais conhecido atualmente por seu romance gótico Drácula, a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro. Sempre estudando em Dublin, escreveu seu primeiro ensaio aos 16 anos e, em 1875 concluiu seu mestrado. Conseguiu se tornar crítico de teatro, sem remuneração, no jornal Dublin Eventing Mail. Em 1878 Stoker casou-se com Florence Balcombe, cujo ex-pretendente foi Oscar Wilde.
William Fryer Harvey (14 de abril de 1885 – 4 de junho de 1937), conhecido como WF Harvey , foi um escritor inglês de contos, principalmente nos gêneros macabro e de terror . Entre suas histórias mais conhecidas estão ‘ August Heat ‘ e ‘A Besta com Cinco Dedos’, descrita pelo historiador de horror Les Daniels como ‘obras-primas menores’
Joseph Thomas Sheridan Le Fanu (Dublin, 28 de agosto de 1814 – Dublin, 7 de fevereiro de 1873) foi um escritor irlandês de contos góticos e romances de mistério. Ele foi o primeiro escritor de histórias de terror do século XIX e teve uma influência seminal sobre o desenvolvimento deste género na era vitoriana.