Ler este estudo Alfabetização: políticas mundiais e movimentos nacionais, elaborado com o cotejo de documentos de órgãos internacionais, de inúmeros documentos das políticas e programas nacionais, trazendo dados sobre testes de avaliação da alfabetização por meio da Provinha Brasil, é extremamente útil a todos, particularmente aos professores, para que estes compreendam o percurso que estão sendo obrigados a percorrer com seus alunos. Como debate que se atreve a levantar questões para o discurso hegemônico, este livro tem vários horizontes de possibilidades. Calculo, de imediato, dois deles: ou será execrado pelo que apresenta, ou será aplaudido pela coragem de mostrar os retrocessos transvestidos de palavras e conceitos novos. — João Wanderley Geraldi
Yazar hakkında
Cláudia Maria Mendes Gontijo : É professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Integra a linha de pesquisa de Educação e Linguagens do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Graduada em pedagogia pela Ufes, com mestrado em educação pela mesma universidade e doutorado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pós-doutoramento na University of California, Berkeley, Califórnia, Estados Unidos. É autora das obras: O processo de alfabetização: novas contribuições (2002, Martins Fontes), Alfabetização: a criança e a linguagem escrita (2003, Autores Associados) e A escrita infantil (2008, Cortez). Também escreveu vários artigos no campo da alfabetização.
Atualmente, dedica-se a estudos sobre a história da alfabetização no Espírito Santo e no Brasil, orientando e realizando trabalhos de pesquisa voltados para as práticas de alfabetização, história da alfabetização e processos de apropriação da escrita pelas crianças em fase inicial de alfabetização.