O homem de negócio (‘The Business Man’, publicado originalmente na edição de fevereiro de 1840 da revista Burton’s Gentleman’s Magazine) é um conto satírico de Edgar Allan Poe a respeito de um homem de negócios se gabando dos seus sucessos profissionais. A história foi composta para questiuonar o conceito do self-made man.
O narrador é Peter Proffit (em um trocadilho com a palavra ‘lucro’ em inglês), um homem de negócios que se diz metódico para conseguir os seus sucessos em negócios cheios de trambiques.
Yazar hakkında
Edgar Allan Poe (1809 — 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores norte-americanos de contos e é geralmente considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por sua contribuição ao emergente gênero de terror. Ele foi o primeiro escritor americano conhecido por tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difíceis.