Ao lado de grandes clássicos como O gato preto e O corvo – sua obra mais famosa –, encontramos narrativas célebres como Os assassinatos na Rua Morgue (conta do misterioso e brutal assassinato de duas mulheres em Paris, investigado e solucionado pelo detetive Dupin), O poço e o pêndulo, A queda da casa Usher e outras menos conhecidas, nem por isso menos brilhantes: A verdade sobre o caso do Sr. Valdemar (no qual o protagonista permanece hipnotizado enquanto morre, podendo assim ‘assistir’ à própria morte), Silêncio: uma fábula (longo diálogo entre o demônio e o narrador) e Leonizando (narrativa de viés absurdo, em que a personagem é obcecada pelo estudo do nariz). Ainda neste volume, Metzengerstein, o primeiro conto do escritor a ser impresso e publicado pela primeira vez nas páginas da revista Saturday Courier da Filadélfia, em 1832.
Yazar hakkında
Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um poeta, escritor, crítico literário e editor norte-americano. Autor do famoso poema ‘O Corvo’. Escreveu contos sobre mistério, inaugurando um novo gênero e estilo na literatura.
Edgar Allan Poe nasceu em Boston, nos Estados Unidos, no dia 19 de janeiro de 1809. Filho de atores ambulantes, quando tinha um ano, o pai deixou a casa e, no ano seguinte a mãe faleceu. Com dois anos foi adotado por um rico comerciante escocês. Fez seus primeiros estudos em Glasgow, na Escócia, e em um internato em Londres, onde a família se estabeleceu.
Em 1820 já estava de volta aos Estados Unidos onde continuou os estudos em uma escola de Richmond, Virgínia. Em 1823 escreveu seus primeiros poemas. Em 1826 ingressou na Universidade de Virgínia. Nessa época envolveu-se com o jogo e o álcool. Tinha uma relação conflituosa com o pai adotivo.