A criança tem outro campo de percepção, sua curiosidade, sensibilidade e capacidade de produção simbólica são expressas em gestos e movimentos. Portanto, a valorização do movimento, do brincar, das relações e das interações, oferecendo diversas possibilidades para expandir suas potencialidades, é fundamental.
Em Dança e educação, Fernanda de Souza Almeida apresenta 30 sequências didáticas completas que almejam a expansão da criatividade, da sensibilidade, da expressividade e do conhecimento de si, do outro e do meio. Sem reduzir o processo a passos, repetições, elaborações de coreografias para datas festivas ou mímicas de letras de música, a autora inspira o docente a criar novas perspectivas em direção a um processo educacional infantil de qualidade.
Yazar hakkında
Fernanda de Souza Almeida é mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp e possui experiência de 15 anos em dança com crianças da educação básica. É docente do curso de licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás e coordenadora do projeto de extensão ‘Dançarelando’, que oferece encontros dançantes com a pequena infância nos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Goiânia, baseados no brincar, nas múltiplas linguagens, na educação (do) sensível e na improvisação. Mantém atividades de pesquisa vinculadas ao grupo de estudos Pesquisa e primeira infância: linguagens e culturas infantis (Fefusp) e ao Núcleo de Pesquisa e Investigação Cênica Coletivo 22 (UFG). Autora dos livros Que dança é essa? – Uma proposta para a educação infantil (2016), e Dança e educação – 30 experiências lúdicas com crianças (2018), publicados pela Summus Editorial.